Home 2ª Semana da Jornalismo Júnior | 4º Dia – Coberturas Esportivas
2ª Semana da Jornalismo Júnior | 4º Dia – Coberturas Esportivas
28 ago 2015 | Por Jornalismo Júnior

A 2ª Semana da Jornalismo Júnior recebeu nesta quinta-feira, quarto dia do evento, dois grandes nomes da mídia esportiva brasileira, Mauro Naves e Alberto Helena Jr. Ambos tem uma longa jornada fazendo cobertura de grande eventos do esporte, como Copas do Mundo e Olimpíadas, que eram o tema central da noite. A mesa de debates ainda contou com o mediador Ary Rocco, professor de Jornalismo Esportivo e Marketing Esportivo pela USP.

A noite teve início quando subiram ao palco as duas diretoras de jornalismo esportivo da Jornalismo Júnior. Elas explicaram a histórias e as funções do núcleo, os trabalhos exercidos pelos repórteres para o site da Revista Beat e o recém lançado Arquibancada, portal Esportivo da Jota. Em seguida foram chamados ao palco os três convidados para a mesa, respectivamente, Ary Rocco, Mauro Naves e Alberto Helena Jr.

O primeiro a se apresentar foi Ary Rocco, que falou um pouco de seu trabalho como professor universitário e sobre seu estudo de pós-doutorado. Porém, Rocco deu maior destaque aos seus trabalhos de pesquisa envolvendo o lado do marketing esportivo e a Copa do Mundo de 2014.

Depois foi a vez de Alberto Helena Jr. receber o microfone e falar sobre sua vivência de fantásticos 57 anos de jornalismo. Ele começou falando que não teve, num primeiro momento, como foco o jornalismo esportivo e que apenas após a necessidade de conseguir um emprego – no final dos anos 60 – seguiu para a área, da qual não saiu mais desde então. Antes ele havia sido crítico musical e trabalhado em programas relacionados a área cultural.

Terminada a fala de Helena Jr. foi a vez de Mauro Naves falar para o público. Ele comentou sobre como demorou a se tornar jornalista futebolístico (como ele mesmo se autodenomina) e falou sobre a experiência de trabalhar na Rede Globo de Televisão. Ainda mostrou um vídeo de uma reportagem muito marcante para ele, que foi a de um jogo entre Brasil e Haiti, no país da América Central, em que viu como a seleção canarinho é admirada em todo o mundo. Finalizou falando da experiência da entrevista que fez com Ayrton Senna pouco antes da morte do piloto.

IMG_2007

Com o fim das apresentações os membros da mesa deram início a um ótimo misto de debate e narrativa de experiências que tanto Mauro Naves quanto Alberto Helena Jr. tiveram enquanto jornalistas. Mauro Naves, por exemplo, falou da experiência de assistir de dentro do estádio todos os 15 gols marcados por Ronaldo em Copa do Mundo, enquanto Helena Jr. lembrou-se da entrevista exclusiva que ele conseguiu com o treinador Zagallo da fechada seleção da Copa de 1974.

Durante a fase anterior da palestra já haviam se manifestado alguns dos espectadores, porém a interação maior veio quando se abriu para perguntas do público. O tempo não permitiu muitas perguntas, mas elas foram um ótimo fio condutor que levou os palestrantes a discutirem desde categorias de base da seleção brasileira até estrutura dos clubes no Brasil, ainda tangenciando a relação entre jornalistas e jogadores no Brasil no passado e hoje em dia, com as dificuldades aumentando com a ascensão dos assessores de imprensa.

Por fim, veio o sorteio de uma assinatura de um ano do jornal Lance!, que foi realizado pelo convidado Mauro Naves. O público foi convidado para comparecer ao último dia de evento, na sexta-feira à noite e assim acabou o penúltimo dia da 2ª Semana da Jornalismo Júnior.

Por José Paulo Mendes Gomes
pgomes8888@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*