Home Festivais 41ª Mostra Internacional de SP: Bernard e Huey
41ª Mostra Internacional de SP: Bernard e Huey
CINÉFILOS
22 out 2017 | Por Jornalismo Júnior

Este filme faz parte da 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique aqui.

Bernard and Huey (2017) conta a história de dois amigos que se reencontram após 35 anos. Huey (David Koechner) aparece de surpresa no apartamento de Bernard (Jim Rash), um editor de livros de não-ficção histórica bem sucedido. No passado, este vivia na sombra do amigo por não ser bonito e não conseguir conquistar mulheres. Entretanto, anos depois, os papéis se invertem: Bernard é bem sucedido nos namoros e Huey está fugindo de sua esposa e filha.

A premissa do longa promete comédia, porém seu desenvolvimento é tão sexista que tira todo o humor de certas situações inusitadas. O diretor Dan Mirvish retrata todas as mulheres do filme como dependentes tanto econômica como emocionalmente dos dois protagonistas, ambos homens de meia-idade que se acham superiores às figuras femininas.

A única personagem que parece forte e independente é Zelda (Mae Whitman), que, no início, mostra aversão por homens por ter sido abandonada por Huey, seu pai. Entretanto, ao longo da narrativa, toda sua raiva e rebeldia são transformados em apatia e submissão aos homens da trama. Temas importantes como abandono parental, traição e dependência emocional são tratados com completo descaso apenas na intenção de produzir algumas risadas com piadas que menosprezam o público feminino – mas sem sucesso.

Bernard que, de início, parece correto e educado se revela como hipócrita e controlador ao tentar manter um relacionamento com duas mulheres e Huey vira o galã da história, mesmo sendo misógino e rude.

O único elemento que vale a pena nos 90 minutos é a fotografia, a qual inova ao tirar os personagens do centro da tela com ângulos diferentes. Além disso, cenas que acontecem através de frestas ou cortinas tornam as cenas menos desinteressantes apesar do roteiro desagradável.

 

Trailer em inglês:

por Maria Carolina Soares
mcarolinasoares@usp.br

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*