Home Festivais 41ª Mostra Internacional de SP: Inflamar
41ª Mostra Internacional de SP: Inflamar
CINÉFILOS
23 out 2017 | Por Jornalismo Júnior

Este filme faz parte da 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique aqui.

O longa turco Inflamar (Kaygi, 2017) conta a história de Hasret (Algi Eke), uma jovem jornalista que teve os pais mortos em um acidente de carro. Quase 20 anos depois de perder seus pais, Hasret começa a ter flashbacks, pesadelos e a investigar o que, de fato, aconteceu com eles.

É um filme extremamente surpreendente, que tira o fôlego e enlouquece. O longa é muito bem construído, o que faz com que o espectador crie uma relação de proximidade com a personagem principal. Tudo que a atinge, também atinge quem assiste. Sente-se a dor Hasret e o caos em que vive, enlouquece-se junto com ela, entende-se o que ela está pensando antes dela dizer. Percebe-se claramente o quanto ela está perdida em suas próprias lembranças.

Também é incrível como a trilha sonora se conecta com as cenas: som e imagem são uma coisa só, a música é utilizada da melhor forma possível nesse filme e grande parte das sensações causadas no público acontecem por mérito dela. O movimento de câmera é orgânico e o diretor brinca muito com o foco, o que é essencial para haja uma conexão com a protagonista. O filme é assistido praticamente dentro da mente dela, o que é um efeito inacreditável.

Inflamar arrepia e quebra expectativas. A história esconde um mistério e, enquanto ele não é desvendado, quem assiste sente que a protagonista está prestes a descobrir algo muito grande. Isso deixa o espectador tenso, nervoso e atento o tempo todo. É desesperador e ao mesmo tempo extraordinário. Inflamar sabe utilizar o suspense na dose e no tempo certo.

Seu fim cria um debate extremamente atual e urgente, carrega dentro de si uma discussão gigantesca sobre um caso real e, infelizmente, pouco noticiado. Inflamar pode (e deve) ser assistido nos dias 26/10, 28/10 e 30/10.

 

Confira o trailer com legendas em inglês:

por Mariangela Castro
mariangela.ctr@gmail.com

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*