Home Festivais 41ª Mostra Internacional de SP: O Amante de um Dia
41ª Mostra Internacional de SP: O Amante de um Dia
CINÉFILOS
28 out 2017 | Por Jornalismo Júnior

Este filme faz parte da 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique aqui.

O longa-metragem O Amante de um dia (L’Amant D’un Jour, 2017), filmado em preto e branco, conta a história de uma garota que acabou de terminar um noivado e, desesperada, volta para a casa de seu pai. Lá, ela descobre que ele está namorando uma mulher de sua idade: 23 anos; e que os dois possuem um relacionamento extremamente abusivo, já que ele praticamente quer que ela seja sua propriedade. A partir deste surpreendente encontro, surge uma amizade improvável e quase impossível entre as duas.

O filme começa de um jeito intrigante e, aos poucos, adquire forma. Quanto mais se conhece essas mulheres, mais percebe-se a dependência que possuem em seus relacionamentos, quase optando por medidas extremas. O drama francês consegue ser suave e pesado ao mesmo tempo. Suave pois trata de um tema tão problemático com muita sutileza, calma e tranquilidade. Pesado porque o tema “dói”. É um filme que trata sobre a dor de amar, a dificuldade de se tomar decisões e o quanto relacionamentos podem levar à loucura.

Narrado por uma voice over, cuja fala é praticamente uma poesia, o que é fundamental pois enche a trama de lirismo. A escolha do filme ser em preto e branco, de algum modo, acentua as emoções das personagens. É como se a falta de cor fosse compensada pelo excesso de sentimento que elas transmitem. É interessante também que as pessoas não são mostradas logo no início, primeiro ouve-se apenas suas vozes e, só então, seus rostos aparecem para a câmera.

É um filme maravilhoso, possui a dosagem certa de romance e drama, todas as personagens carregam muita história e seus sentimentos e visões de mundo são completamente percebidos por quem assiste. A narrativa prende o espectador do começo ao fim e, apesar de ser uma produção  bem curta (apenas 76 minutos), não deixa nenhum ponto aberto e todos chegam ao fim da trama com uma história concluída. Confira o trailer:

 

Trailer com legendas em inglês: 

por Mariangela Castro
mariangela.ctr@gmail.com

 

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*