Home Festivais 41ª Mostra Internacional de SP: Uma Espécie de Família
41ª Mostra Internacional de SP: Uma Espécie de Família
CINÉFILOS
23 out 2017 | Por Jornalismo Júnior

Este filme faz parte da 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique aqui.

Uma Espécie de Família (Una Especie de Familia, 2017) explora a maleabilidade da ética de uma família que sonha em ter um filho. Malena (Bárbara Lennie) viaja até outra cidade para adotar um bebê, mas quando chega lá, percebe que acabou envolvida com um cartel de tráfico de crianças. Com o sonho de ser mãe, ela entra em um dilema: participar da operação criminosa ou sair de lá sem o filho.

O enredo por si só já é impressionante, mas aliado à atuação comovente de Bárbara Lennie, temos um longa de tirar o fôlego, mesmo sem muitas cenas de ação. Durante o desenvolvimento, a personagem principal é visivelmente desconstruída, assim como todos os objetos à sua volta. Em certo momento, vemos um lapso de esperança passar pelo seu rosto, quando consegue ficar, por pouco tempo, com a criança, que é logo destruída para dar lugar a mais fragmentação e desespero.

A produção do filme também deve ser ressaltada. A câmera em primeira pessoa, representando um personagem e colocando o espectador dentro da história, só ajuda para o clima tenso criado pelo diretor Diego Lerman. Além disso, a fotografia mostra grandes paisagens da Argentina com uma paleta de cores condizente aos momentos do enredo. Com um roteiro interessante, existe ainda uma referência sutil ao filme Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s, 1961), quando o gato da protagonista aparece com o nome de Gato, assim como no clássico estrelado por Audrey Hepburn.

O filme questiona até que ponto nossos valores éticos valem a pena, além de mostrar uma perspectiva dos cartéis de tráfico infantil, que se aproveitam de um sonho de alguém para cometer seus crimes. Lerman soube mostrar muito bem o desespero dessas pessoas que não são bem uma família, como diz o título, apesar de serem casadas. Malena e seu marido tem uma relação distante e fria até o aparecimento do bebê. Isso se deve ao passado das personagens, também bem explorado no enredo.

Uma Espécie de Família é um filme complexo e que vale a pena ser assistido, tanto pela produção impecável quanto pela reflexão instigada. Confira o trailer sem legendas:

por Maria Carolina Soares
mcarolinasoares@usp.br

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*