Home 5 Motivos 5 MOTIVOS: Para assistir a Um Tira da Pesada com Eddie Murphy
5 MOTIVOS: Para assistir a Um Tira da Pesada com Eddie Murphy
CINÉFILOS
02 jul 2018 | Por Jornalismo Júnior

Lá está você: deitado no seu sofá em um domingo pré-aula da sua faculdade, enrolado em seu cobertor tomando uma bela xícara de chocolate quente, entediado e com frio. Logo você decide escutar uma música para animar, então coloca no último som da sua TV a famosa música Broken Wings, um clássico do Mr. Mister. Mas aquilo não te anima. Pelo contrário: você nota que está faltando algo. Você sente uma vontade inevitável de assistir a um filme, mas não qualquer filme, uma comédia. Prontamente, você abre seu catálogo da Netflix e coloca uma comédia com Adam Sandler. Porém você continua sentindo que tem algo errado, pois nos primeiros minutos de filme aquela sensação de ausência domina todo o seu ser. Então, em uma Epifania do seu mais profundo consciente, você percebe que na verdade tudo o que você precisava era assistir a Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop, 1984) com Eddie Murphy.

Para te ajudar, aqui vão 5 bons motivos para você largar de vez essa ideia de assistir uma comédia com o Adam Sandler e procurar agora no seu catálogo este clássico policial estrelado por Eddie Murphy.

1. A Época. Ahhh, os anos 80… Essa década que é marcada por policiais e detetives com belos bigodes e frases de efeito. Além do fato da vestimenta característica dessa época, desde pessoas vestindo-se com couros “à la” Michael Jackson até aquelas icônicas roupas de ginástica cor-de-rosa. Isso sem falar das músicas de Um Tira da Pesada, onde está presente a inesquecível canção instrumental Axel F (sim aquela mesma do remix do Crazy Frog), marca característica dessa época e desse filme.

2. As bananas. SIM, você não leu errado: as bananas. Em um de seus vários momentos de perspicácia, Eddie Murphy como protagonista do filme Um Tira da Pesada, utiliza-se de bananas, que são colocadas dentro do escapamento de um carro para que não o persigam. Em que outro filme você veria tal habilidade e sagacidade senão numa comédia policial com ele?

3. A perspicácia. Axel “Malandro” Foley, esse devia ser o nome do personagem de Eddie Murphy, visto que ele deve ser um dos personagens mais astutos da história do cinema. Utilizando truques como fingir ser um grande repórter para conseguir vaga num hotel já sem vagas, atrair seus parceiros para uma boate de Strip-tease para conseguir conversar sem ser escutado ou até mesmo se passar por um inspetor em uma Alfândega para conseguir informações. Axel Foley é, sem dúvida, um ícone da sagacidade.

4. O Figurino. O Figurino é clássico. Ternos ou blazers elegantes e belas calças sociais. Estar bem vestido é o primeiro passo para um bom detetive ou policial fazer bem o seu trabalho. Para nós, meros mortais, só nos resta admirar esse bom gosto para a moda.

5. O lugar. Sempre bons motivos são referência para a investigação policial nos filmes, desde assassinatos até esquemas de cartões de crédito falsos. Mas o que mais impressiona é que sempre é em Beverly Hills que a trama acontece, talvez seja uma sina de Axel Foley. Mas quem não ama esse lugar, não é mesmo? Repleto de lojas caras e pessoas extravagantes, Beverly Hills parece ser um local adequado para uma confusão policial.

Este texto faz parte do especial de 10 anos do Cinéfilos. Para ver mais da antiga editoria 5 motivos, clique aqui.

por Guilherme Roque
guilhermeroque@usp.br

 

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*