Home Eu Fui 8ª Semana de Fotojornalismo – 1º dia
8ª Semana de Fotojornalismo – 1º dia
Eu Fui
25 ago 2014 | Por Jornalismo Júnior

O primeiro dia da 8ª Semana de Fotjornalismo foi um sucesso. A palestra sobre o tema “Futebol vs Outros Esportes”, que contou com a participação do narrador Milton Leite e dos fotógrafos esportivos Daniel Augusto Jr e Paulo Pinto, prendeu a atenção dos participantes com um debate em alto nível. Houve também exposição do fotógrafo Gabriel Uchida do site FotoTorcida.

Milton Leite começou a todo o vapor, respondendo logo de cara o porquê das TVs abertas quase não transmitirem esportes além do futebol. “Todo mundo acha que a televisão não gosta dos outros esportes. Que se tivesse espaço, outras modalidades seriam populares. Eu também achava isso. Até que fui trabalhar na TV Globo e percebi que não há demanda. Por que as pessoas não demandam? Porque no Brasil não existe cultura de esporte. Existe cultura de vitória. O vôlei só dá audiência nas finais. A Formula 1 tinha muito mais audiência quando os brasileiros estavam no topo. O único esporte que temos cultura de assistir é o futebol, graças às vitórias antigas. Falta política e cultura esportiva na escola”.

Daniel Augusto Jr concordou com a necessidade de uma cultura esportiva mais ampla e também falou sobre o futuro do fotojornalismo. Disse que as redações estão demitindo fotógrafos e que são os próprios repórteres de texto que fazem as imagens. As câmeras modernas e o Photoshop facilitam a vida. Portanto, o fotojornalista também tem que aprender a escrever. Não vai mais existir repórter apenas fotográfico.

Paulo Pinto preparou um vídeo com várias fotografias jornalísticas tocantes, algumas delas relacionadas ao esporte. Comentou sobre as diversas possibilidades de se fazer imagem que existem hoje. No clima da descontração, tirou uma “selfie” com os outros palestrantes, direto de seu celular, exemplificando como é possível produzir com diferentes equipamentos.

Também teve crítica às novas gerações do fotojornalismo esportivo. Daniel Augusto Jr relatou que muitos jovens o procuram, pedindo para bater fotos no Pacaembu ou Morumbi. Mas na USP – onde acontecem muitos eventos esportivos – ninguém quer ir trabalhar. “Essas pessoas, no fundo, querem ir assistir ao jogo no campo, não fotografar. O fotojornalista mal assiste ao jogo, fica só acompanhando a bola pela lente”.

Além desses temas, houve discussão sobre direitos autorais, como fugir da concorrência dos grandes veículos, promoção de ídolos e muito mais! Não quer perder mais nada da semana de fotojornalismo? Então não se esqueça de comparecer amanhã nas palestras sobre “Copa do Mundo” e “Olimpíadas e Paralimpíadas”!

 

Texto por Matheus Maciel Sacramento
matheussacrame@gmail.com

Foto por Gabriel Rodrigues

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*