Home Eu Fui 8ª Semana de Fotojornalismo – 4º dia
8ª Semana de Fotojornalismo – 4º dia
Eu Fui
28 ago 2014 | Por Jornalismo Júnior

 

“Qual a melhor foto que já fiz? Não a fiz ainda, é a que vou fazer. Amanhã é sempre a grande pauta.” Assim falou Jorge Araújo, no quarto dia da 8ª Semana de Fotojornalismo. A frase inspirada foi dita na palestra sobre Ídolos do Esporte, que contou também com o fotojornalista Rubens Chaves.

Perguntado sobre qual cobertura havia mais lhe marcado, Araújo respondeu que todas lhe emocionam e que não sossega enquanto não encontra a foto perfeita. O importante é contar uma história com a imagem, uma narrativa.

Já Chaves revelou que é amante de tênis e monstrou suas fotos de ídolos desse esporte. Guga, Roger Federer, Rafael Nadal, Pete Sampras, Novak Djokovic. As imagens falavam por si só: conseguiam mostrar movimento, corrida, potência. Disse que preferia fotos abertas, de corpo inteiro, sem o famoso “close”. Justamente para passar um pouco cada jogada do tênis – o slice, o smash e o voleio, por exemplo.

Por outro lado, Araujo afirmou preferir exatamente o oposto: focar nos olhares, do corpo para cima. Isso lhe permite congelar a expressão facial, perceber o olhar, contar a história, passar a informação. E ele também já eternizou instantes de diversos ídolos. Foi a muitas Copas do Mundo, a eventos de Formula 1 e Olimpíadas, mas avisou que o esporte não é a única história a se contar. Quando esteve nas Olimpíadas de Pequim, por exemplo, além de bater fotos dos jogos, saiu para conhecer e entender a China. Fez diversas imagens do país: “Fiquei encantado com a muralha”, disse.

Fora do esporte, seu currículo também é impressionante. Cobriu eleições no Haiti, a troca de Fidel Castro por Raúl Castro, a campanha de Hugo Chávez na Venezuela. Com ele, não tem desculpa: “Se você está na redação, não pode falar que ‘essa pauta não quero fazer’. Se tem pau na Paulista, coloca o capacete e vai”.

Perdeu a chance de ouvir esses ícones do fotojornalismo? Então não se esqueça que amanhã tem mais! Não deixe de ir na palestra sobre esportes radicais, com Rafael Calsinski, Pablo Vaz e Flávio Samelo.

Texto por Matheus Maciel Sacramento
matheussacrame@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*