Home Cine Trash A bolha gigante de Jimmy
A bolha gigante de Jimmy
CINÉFILOS
04 fev 2015 | Por Jornalismo Júnior

por Ana Luisa Fernandes
ana08m@gmail.com

Jimmy Bolha (Bubble Boy) é um filme norte-americano de 2001. A comédia é sobre Jimmy (Jake Gyllenhaal), um garoto que nasceu sem imunidade e portanto não pode entrar em contato com um só germe. A solução encontrada é colocá-lo em uma redoma de plástico, preso em seu quarto e sem nunca ver o mundo lá fora. Superprotegido pela mãe (Swoosie Kurtz), as únicas coisas que ocupam a vida do jovem são seus instrumentos musicais e espiar a vizinha Chloe (Marley Shelton), por quem nutre uma paixão secreta.

jimmy-bolha-1

Um dia a sua amada decide visitar Jimmy e os dois se divertem bastante, se tornando bons amigos. Essa nova amizade é um problema para a mãe vigilante, que menospreza a garota e faz comentários pouco elogiosos ao seu modo de ser. O mundo do garoto bolha cai quando Chloe começa a namorar um rapaz e posteriormente decide se casar com ele nas Cataratas do Niágara, na América do Norte. Ela vai até Jimmy se despedir, mas ele a ignora e só se dá conta da besteira que fez quando é tarde demais. Então decide assumir os riscos e ir atrás de Chloe e se declarar, contando com a ajuda de uma mini-bolha móvel.

jimmy-bolha-2

O percurso é cheio de loucuras. Tudo começa com um ônibus cheio de fiéis de uma seita em que todos são alegres, brilhantes e saltitantes. Eles prometem levar Jimmy até o lugar desejado, mas jogam o rapaz no meio do deserto quando ele diz “vocês não são um grupo musical, vocês são uma seita”. Ele passa por um motoqueiro que o leva até Las Vegas, por um trem que carrega integrantes de um show de aberrações, por um velhinho que tem um irmão gêmeo aviador e por um indiano que dirige um caminhão de sorvete. Enquanto isso uma mãe apavorada manda e desmanda em seu marido para recuperar o seu precioso filhinho.

jimmy-bolha-3

O filme é bobo mas verdade seja dita: o seu humor consegue escapar um pouco do típico besteirol americano que envolve sexo, mulheres, bebidas e drogas. Não que isso eleve muito o nível das risadas – que são escassas-. Talvez pelo motivo de possuir um humor que se assemelha mais ao de desenhos animados, o filme seja mais apreciado por crianças, apesar de não aparentar ser essa a intenção original do longa.

Baseado no filme de 1976  O rapaz na bolha de plástico (The Boy in the Plastic Bubble) estrelado por John Travolta, Jimmy Bolha é o filme que chama atenção por sua história nonsense e que você provavelmente encontrará perdido em algum dia na sessão da tarde.

A maior surpresa do filme reside no ator principal, Jake Gyllenhaal que dá vida ao garoto bolha. O papel que ele interpreta beira um pouco o ridículo, o que causa a dúvida: o ator é ruim ou o personagem é tosco? No caso de Jake, a segunda opção. Filmes como Donnie Darko e  Príncipe da Pérsia estão aí para provar isso. E claro, a sua indicação ao Oscar de 2005 pela atuação em Brokeback Mountain.

 

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*