Home A carne é trêmula mas Almodóvar não
A carne é trêmula mas Almodóvar não
CINÉFILOS
31 out 2014 | Por Jornalismo Júnior

por Ana Luísa Fernandes
ana08m@gmail.com

Carne trêmula (Carne Trêmula) é um filme espanhol de 1997, dirigido pelo cineasta Pedro Almodóvar. Baseado no romance de Ruth Rendell, o filme é ambientado na cidade de Madrid, na Espanha. Na década de 70 uma prostituta dá à luz a um menino em um  ônibus em movimento e decide batizá-lo de Victor (Liberto Rabal); a partir daí acompanhamos os acontecimentos de sua vida ao longo do filme. Vinte anos depois, o caminho de Victor cruza com o de mais quatro pessoas e suas vidas nunca mais serão as mesmas.

carne tremula almodóvar

Victor tem um caso de uma noite com Elena (Francesca Neri), uma mulher que nada quer com ele. O rapaz vai até a casa dela e insiste, mas Elena se mantém firme e saca uma arma a fim de assustá-lo, o que leva os vizinhos a ouvirem barulhos e ligarem pedindo por socorro. É nessa hora que entram em cena David (Javier Bardem) e Sancho (José Sancho), dois policias. Victor se assusta com a entrada repentina da dupla e faz Elena de refém, apontando uma arma para sua cabeça. Sancho tenta tirar a arma da mão do jovem e um tiro acidental atinge David, que fica paraplégico. Esse tiro dá início a uma sequência de acontecimentos que regem a história toda.

Victor perde a mãe para o câncer enquanto estava preso e quatro anos depois se vê livre novamente . Elena e David, que agora é um jogador de basquete em cadeira de rodas, estão casados. Victor quer conquistar Elena de qualquer maneira, com um misto de vingança e obsessão, mas acaba cruzando com Clara (Ángela Molina), esposa de Sancho, uma mulher mais velha que insatisfeita com o casamento, cai nos braços de uma paixão mais nova. Mesmo tendo um caso com Clara, o jovem não desiste da paixão do passado.

almodóvar carne tremula

O filme trata de amor, desejo, sofrimentos e perdas. Todos os personagens se constroem a partir de um único fato, o tiro acidental, e a partir desse ponto a trama se desenrola, mostrando que todos os envolvidos não possuem só um lado: ninguém é só bom ou só mau. Os personagens Victor e David são exemplos perfeitos disso. É possível ver várias facetas dos dois ao longo do filme, extrapolando a polarização que nos é mostrada no começo de que Victor é o vilão e David é o bom moço.

carne-tremula-victtor filme

A temática sexual é importante, e já é um estilo marcado de Almodóvar. De uma forma ou de outra, todos os personagens parecem estar conectados pela tensão sexual, do começo ao fim. “Carne trêmula” ainda conta com uma pequena participação de Penélope Cruz, que interpreta a mãe de Victor no começo do filme. Essa é a primeira parceria de quatro filmes que os dois fazem juntos.

O longa é um importante trabalho na carreira do cineasta espanhol mais reconhecido mundo a fora. É dramático, denso e profundo. E é assim mesmo que a história é tratada por Almodóvar.

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*