Home Água na Boca A magia do Cake Boss
A magia do Cake Boss
Água na Boca
30 jul 2014 | Por Jornalismo Júnior

No domingo, 20 de julho, entrar no shopping Eldorado, em São Paulo, era uma tarefa praticamente impossível: os quilômetros próximos a sua entrada estavam completamente congestionados, seus estacionamentos haviam atingido lotação máxima e mesmo funcionários do shopping encontravam dificuldade para se locomover em meio à multidão que tomou conta dos arredores e do interior do lugar.

cb 5

Buddy na Carlo’s Bake Shop. Foto: Reprodução.

Buddy Valastro: era esse o motivo de tamanho alvoroço.Famoso por estrelar o programa de televisão a cabo Cake Boss, o confeiteiro Valastro veio ao Brasil para participar de um evento no Eldorado, no qual compartilhou técnicas para o preparo de bolos e tirou fotos com um enorme número de fãs.

32155_ep607_019.jpg

Bolo no formato da Catedral de São Basílio. Foto: Reprodução.

A carreira de sucesso de Buddy começou quando seu pai, Bartolo Valastro, comprou a confeitaria “Carlo’s Bakery” de um imigrante italiano chamado Carlos Guastaffero, em 1964. Já nessa época a confeitaria era conhecida em Nova Jersey, onde se encontrava, mas a família Valastro e sua técnica e talento especiais para fazer doces e, principalmente, bolos fez com que o negócio crescesse ainda mais.

Desde cedo, Buddy aprendeu com o pai as receitas usadas na Carlo’s Bakery, e os segredos de família que as deixavam exclusivas: assim, foi Buddy quem herdou a confeitaria aos 17 anos, quando seu pai morreu.

Usando aquilo que o pai lhe ensinou, aprimorando suas próprias habilidades e inovando através de sua criatividade, o confeiteiro passou a produzir bolos monumentais, que impressionam não só pelo tamanho – alguns chegam a ser gigantescos – mas principalmente pela originalidade, cores e uma atenção aos detalhes que beiram o perfeccionismo.

cb 6

O “dream chocolate cake” feito por Buddy. Foto: Reprodução.

Buddy passou, então, a participar de desafios na TV, como forma de mostrar seu trabalho para um maior número de pessoas e, assim, atrair mais clientes. Ele acabou perdendo um dos desafios, mas ganhou a oportunidade que levaria sua carreira ao ápice e tornaria seu nome reconhecido: seu próprio programa de televisão, Cake Boss, exibido pelo canal TLC.

O show gira em torno do dia a dia na confeitaria Carlo’s Bakery, ou seja, da produção dos inúmeros pedidos bolos e doces que recebem. Muitos deles são de clientes famosos, como a Häagen Dazs, enquanto outros são de clientes comuns, mas com ideias muitas vezes inusitadas. Qualquer que seja o pedido ou o cliente, todos buscam, ao mesmo tempo que desafiam, a criatividade e habilidade de Buddy e sua equipe, formada principalmente por membros de sua família.

cb 1

Bolo feito pro aniversário de 50 anos da Haagen-Dazs. Foto: Reprodução.

A enorme resposta positiva do público ao programa fez a Carlo’s Bakery crescer tanto que passou a ser uma atração turística na cidade de Hoboken, Nova Jersey, onde está localizada. Além disso, o TLC passou a exibir outras séries protagonizadas por Buddy: Batalha dos Confeiteiros, Kitchen Boss e, mais recentemente, o Buddy’s Bakery Rescue, que ainda não estreou no Brasil.

O primeiro é um reality show no qual os competidores disputam por uma oportunidade de trabalhar com Buddy na Carlo’s Bakery: ele mesmo é quem lança e supervisiona os desafios, que testam as habilidades de produção e decoração de bolos dos participantes. Em Kitchen Boss, o confeiteiro torna-se chef, ensinando e preparando pratos, principalmente italianos. No entanto, a série foi cancelada, pois Buddy preferiu manter o foco na produção de bolos, sua especialidade. Já em seu mais recente programa, ele ajuda confeiteiros de pequenas cidades e cujos negócios estejam indo mal a melhora-los e expandi-los.

O carro da Nascar feito de bolo. Foto: Reprodução.

O carro da Nascar feito de bolo. Foto: Reprodução.

Seja para ficar impressionado com a beleza e grandiosidade dos bolos, seja para ficar desejando um pedaço deles – os muitos testemunhos de clientes disponíveis no site da Carlo’s Bakery garantem um gosto tão bom quanto a aparência dos bolos – vale a pena conferir o trabalho desse chef. No Brasil, o programa Cake Boss é exibido de segunda à sexta em horários variados pelo canal TLC e todas as terças às 20h15 pelo canal Discovery Home & Health.

Por Isabela Augusto
isabelacaugusto@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
COMENTÁRIOS
Ivana Feliz Augusto
Excelente texto, leve e completo, além de impecável na gramática. Parabéns à autora.
31 jul 2014
 
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*