Home Na Estante Agatha Christie: 80 anos de O Assassinato no Expresso do Oriente
Agatha Christie: 80 anos de O Assassinato no Expresso do Oriente
Na Estante
11 jul 2014 | Por Jornalismo Júnior

Nesse ano de 2014, um grande sucesso de Agatha Christie, a nossa “Rainha do Crime”, faz 80 anos. O Assassinato no Expresso do Oriente, publicado em 1934, é um entre os vários sucessos da autora, que escreveu mais 80 contos policiais, alguns romances com o pseudônimo de Mary Westmascott, diversos contos e obras destinadas ao teatro.

Agatha-Christie

Agatha Christie que, além dos mais de 80 livros lançados sob sua autoria, ainda escreveu livros sob o pseudônimo de Mary Westmascot. Foto: Reprodução.

Agatha Christie, nascida em 1890, viveu durante 86 anos, sendo que mais de 50 deles foram destinados à sua paixão de escrever. Em 1920, publicou seu primeiro romance policial, O Misterioso Caso de Styles, e desde então publicou praticamente um livro por ano, até a sua morte em 1976. Também em 1920, a autora criou o seu mais famoso personagem, Hercule Poirot, que com seu jeito peculiar de resolver mistérios, irá aparecer em mais de 40 outras histórias de Agatha.

capa 3 - assassinato expresso oriente

O livro, que é um dos maiores sucessos da autora, completa 80 anos em 2014. Foto: Reprodução.

O Assassinato no Expresso do Oriente

Em O Assassinato no Expresso do Oriente, Hercule Poirot, que está voltando para Londres após revolver um caso na Síria, depara-se com um misterioso assassinato no trem chamado Expresso do Oriente. Devido a uma tempestade de neve, o Expresso teve seu percurso bloqueado, de modo que grande parte da história acaba acontecendo dentro do trem. Mr.Ratchett, o personagem assassinado, leva 12 punhaladas de faca, porém sob circunstâncias um pouco misteriosas. Diante desse crime confuso e ilógico, Poirot depara-se com um dos crimes mais complexos que já encontrou durante a sua carreira de detetive. Mas assim como é esperado, Poirot consegue resolver o grande mistério dando sentido para cada ponto que até então parecia sem sentido. Mais uma vez Poirot mostra sua grande capacidade para desvendar mistérios usando somente suas “células cinzentas”, caracterizando um grande sucesso da autora Agatha Christie.

Agatha lançou diversos sucessos em sua carreira, mas aquele que lhe rendeu mais fama foi sem dúvida O Assassinato no Expresso do Oriente. Só em seu ano de publicação, o livro vendeu mais de 3 milhões de cópias, tornando-se assim o livro mais bem sucedido de Agatha quando se trata de vendas. No decorrer do anos, o romance foi diversas vezes adaptado para a televisão e cinema. A versão mais famosa da adaptação para o cinema foi em 1974, com a participação de Albert Finney, como Hercule Poirot e de Ingrid Bergman, que acabou ganhando o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel de Greta Ohlsson, personagem do livro.

hercule poirot

Poirot é quem desvenda parte dos grandes mistérios. Foto: Reprodução.

 

Hercule Poirot

Assim como em diversas histórias policiais de Agatha, Hercule Poirot e seus longos bigodes crespos, marcam presença em O Assassinato no Expresso do Oriente. O detetive belga, criado pela autora logo em seus primeiros livros, é um sucesso em desvendar mistérios e divertir os leitores com o seu jeito extravagante e nada humilde. Dotado de uma altura pequena, Poirot surpreende aqueles que não o conhecem, e com as suas incríveis “células cinzentas” soluciona mistérios com uma facilidade até então nunca vista. Poirot protagonizou muitos sucessos da autora, entre eles Cai o Pano, o último livro de Agatha, que morreu após dois meses da publicação, como também o último caso de Hercule Poirot, que ao lado de seu amigo Arthur Hastings, soluciona o último mistério de sua vida.

 

Outras obras de Agatha Christie

miss marple

Miss Marple, junto com Hercule Poirot, forma a dupla de personagens mais famosos dos livros da autora. Foto: Reprodução.

Há também outros personagens de Agatha que fizeram história nos romances da autora. Miss Marple junto com Hercule Poirot é uma das mais famosas personagens de Agatha. Fez parte de 12 romances policiais e mais de 20 contos da autora. Ela é uma simples senhora solteirona, que vive em um pequeno vilarejo e que passa muitas vezes a impressão de ser uma senhora caduca e bisbilhoteira. Porém, quando se trata de resolver mistérios, surpreende a todos, mostrando que não nada daquilo que aparenta ser. Miss Marple é uma das mais queridas personagens de Agatha Christie de modo que seus romances trouxeram ainda mais sucesso para a carreira da autora policial.

Sob o pseudônimo de Mary Westmascott, Agatha Christie escreveu e lançou 6 livros não policiais, sendo que Ausência na Primavera foi o que mais se destacou. Todos esse romances contam histórias que procuram mostrar mais o interior da alma humana, expondo os sentimentos e as emoções de seus personagens. Agatha “escondeu” sua identidade por trás de Mary Westmascot por cerca de 15 anos, quando então seu segredo foi descoberto.
Mesmo depois de quase 40 anos de sua morte, Agatha Christie continua sendo uma das maiores romancistas policiais já vistas até então. Seu conhecimento e criatividade são inigualáveis, de modo que suas histórias são sempre surpreendentes e muito bem escritas, o que fez com que suas obras alcançassem esse sucesso mundial.

Por Giovanna Chencci
g.chencci@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
COMENTÁRIOS
Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente | Livro Arbítrio
[…] legal na internet e recomendo pra vocês lerem e saberem um pouco mais sobre o livro e a autora: http://jornalismojunior.com.br/sala33/agatha-christie-80-anos-de-o-assassinato-no-expresso-do-orient… . […]
20 nov 2014
 
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*