Home Escuta Aí Alemanha do Brasil
Alemanha do Brasil
Escuta Aí
17 out 2014 | Por Jornalismo Júnior

No dia 5 de outubro, enquanto milhões de brasileiros foram às urnas votar, milhões de alemães e turistas de todo o mundo curtiram o útlimo dia da 204ª edição do maior festival do planeta: a Oktoberfest de Munique, capital da Bavaria, na Alemanha.

Neste ano, o festival durou dezesseis dias e recebeu mais de seis milhões de pessoas, atraídos principalmente pela culinária e, claro, a cerveja alemã.

História

Tudo começou no dia 12 de outubro de 1810, quando o então Rei da Bavaria, Luis I, e a Princesa Tereza da Saxônia casaram-se. Para celebrar, organizaram uma enorme festa ao ar livre que contou com inúmeras atrações, entre as quais a principal foi uma corrida de cavalos. O sucesso entre o povo foi tanto, que o evento passou a ser realizado anualmente e sempre naquele mesmo local, batizado, em homenagem à Princesa, de Gramado de Tereza.

Em 1840, o evento ganhou maiores proporções, graças aos trens, que passaram a transportar visitantes de fora para o local: além disso, uma maior e mais variada quantidade de atrações surgiram, como apresentações de dança, produtos, comidas e bebidas típicas.

A cerveja, pela qual o festival é tão conhecido internacionalemente, no entanto, começou a ser servida apenas em 1918. Depois disso, por conta das Grandes Guerras Mundias e do surto de cólera, a Oktoberfest deixou de acontecer por 25 vezes, mas tem sido realizada anualmente e sem interrupções por 69 anos.

oktoberfest 2

O Oktoberfest de Munique é considerada o maior festival do planeta, recebendo cerca de dez milhões de pessoas, responsáveis pelo consumo de sete milhões de litros de cerveja todos os anos.

Oktoberfest: pelo Brasil e pelo mundo!

Muitas cidades do Sul do país realizam anualmente festejos de Oktoberfest. Isso porque a região tem forte influência e tradição alemã, graças aos imigrantes que, no século passado, vieram para o Brasil e se instalaram na região em busca de melhores condições de vida.

O Oktoberfest brasileiro começou em 1976, em Itapiringa, cidade do estado de Santa Catarina, mas acontece atualmente em várias outras cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e mesmo Santa Catarina.

O maior dos festejos é a de Blumenau, Santa Catarina, que recebe anualmente cerca de 600 mil pessoas e acontece desde 1984: a primeira edição reuniu 102 mil pessoas – mais de metade da população local da época- e o consumo de cerveja foi de um litro por pessoa. O sucesso foi completo e, nos anos seguintes, Blumenau passou a ser o destino mais procurado de Santa Catarina no mês de outubro. Para receber tantos turistas e visistantes, são necessários três pavilhões e um ginásio de esportes.

Durante o Oktoberfest Blumenau, considerado a maior festa alemã das Américas, são celebrados e relembrados o folclore, música, dança, vestuário e gastronomia típicas da Bavaria.

ingo-penz

 

Neste ano, o Oktoberfest Blumanau acontece entre os dias 8 e 26 de outubro e todas as atrações visam entreter os turistas com costumes bavarianos. Entre algumas dos principais pontos da programação, estão: apresentações de grupos folclóricos, bandas de música tradicional, como a Blumenshow, degustação do Chope em Metro e a querida e famosa Choppmotorrad: uma moto vermelha com um sidecar, onde ficam o copiloto e um barril de 30 litros de chope, que é distribuído gratuitamente para o público!

Mas não é preciso ir até o Sul para curtir festejos alemães: há vinte anos, anualmente, acontece em São Paulo o BrooklinFest. Organizado pela Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, a festa faz referência à festivais como o Oktoberfest, com danças e música de grupos folclóricos alemães, trajes e gastronomia típocos e também exibe a cultura de municípios do estado de São Paulo. Esse ano, são mais de 1500 artistas convidados. O BrooklinFest 2014 acontece nos dias 18 e 19 de outubro, sempre no Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campo.

Mas não é só no Brasil que são realizados eventos em referência ou versões próprias do Oktoberfest: nos EUA, os festivais grandes do gênero acontecem em Zinzinatti e Leavenworth, sendo o desse último considerado um dos maiores do país. A primeira edição do Oktoberfest em Leavenworth foi em 1998 e recebeu apenas 400 pessoas: hoje, no entanto, recebe cerca de 10 mil visitantes. O grande diferencial de Leavenworth é que as atrações são trazidas diretamente da Alemanha e se apresentam junto com grupos canadenses e americanos.

Seja em Munique, Blumenau, Sampa ou Leavenworth, o importante é, caso surja uma chance, visitar alguma das inúmeras edições desse festival tão querido ao redor do mundo, regado à muita música, dança, cerveja, tradição e cultura.

Por Isabela Augusto
isabelacaugusto@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*