Home Catar 2022 Catar 2022 | Alemanha vence Costa Rica, mas é eliminada da Copa por saldo de gols
Catar 2022 | Alemanha vence Costa Rica, mas é eliminada da Copa por saldo de gols

A disputa, no grupo E, por uma vaga nas oitavas de final foi acirrada, e costa rica e alemanha ficam de fora das oitavas 

ARQUIBANCADA
02 dez 2022 | Por Livia Lemos (livialemos556@usp.br)

A Copa do Mundo está a todo vapor e nesse momento, as seleções de cada grupo já estão sendo definidas para a próxima etapa: as oitavas de final. Algumas equipes já possuem seu rival decidido e outras estão perto de descobrirem contra quem irão competir. E nesse quase mata-mata para conquistar uma vaga nas oitavas, que começam neste sábado (03), mais dois times voltaram para casa: a Alemanha e a Costa Rica.

As duas seleções, que se enfrentaram nesta quinta-feira (01), no estádio Al Bayt, foram protagonistas de um grande jogo. A disputa foi acirrada, contudo, mesmo com o esforço de ambas as equipes, que possuíam reais chances de classificação, nenhuma das duas conseguiu avançar para a próxima etapa. 

Isso porque a Alemanha, além de vencer, dependia da derrota do outro time que compõe o mesmo grupo E, o Japão, que jogava contra a Espanha. Já a Costa Rica, necessitava apenas vencer a partida. 

A Alemanha abriu o placar logo no início do jogo. Depois de boas tentativas iniciais para chutar a bola dentro da rede e com um ataque presente do time alemão, aos 9’, Gnabry marca o primeiro gol. 

Almejando a classificação, os alemães precisavam fazer o máximo de gols possíveis e por isso, os jogadores se destacaram no primeiro tempo. Goretzka, de cabeça, quase marcou o segundo gol aos 13’; Kimmich tentou aos 34’; Musiala fez sua jogada individual e Gnabry lançou sua segunda oportunidade de gol, mas os dois foram para fora. Assim, o primeiro tempo terminou com um para a Alemanha e zero para a Costa Rica. 

Se, na primeira etapa, a Costa Rica estava sendo dominada pela Alemanha, no segundo tempo, o cenário mudou. O trabalho em equipe da seleção costarriquenha trouxe o empate. Fuller recebeu a bola na direita e cruzou para a área alemã, Waston tentou aproveitar a vantagem e acertou de cabeça. O goleiro alemão até defendeu, mas por uma fração de segundos, cedeu o rebote e foi nesse exato segundo que Tejeda acertou a rede. Um a Um, o empate não classificava nenhum.

Os alemães foram para cima, na esperança de desempatar. Mas com as boas defesas do goleiro Navas e a perseverança dos costarriquenhos, quem fez gol foi Vargas. Em poucos minutos, ele marcou o segundo gol da seleção latina. 

A virada de jogo foi o start para a tetracampeã reanimar seus esforços. As duas seleções precisavam marcar gols para alcançar a classificação e nesse tudo ou nada, em exatos três minutos após a virada dos costarriquenhos, os alemães igualaram o placar com um chute de Havertz. Um não. Dois gols em seguida! Passados dez minutos, aos 38’, Havertz acerta a rede novamente. O terceiro gol da seleção alemã! 

Para fechar com chave de ouro, o que viria a ser a última participação da Alemanha na Copa do Catar, aos 45’, o alemão Fullkrug encerra a partida com mais um gol para os germânicos. 

Mesmo vencendo a Costa Rica por 4 a 2, a Alemanha foi desclassificada devido ao saldo de gols. Com a vitória do Japão sobre os espanhóis, as duas seleções europeias somavam os mesmos quatro pontos no grupo E. O desempate foi feito pelo critério de saldo de gols. Com o saldo de um contra seis da Espanha, os alemães não se classificaram para a próxima etapa. Os costarriquenhos, com a derrota, também voltaram para casa. 

Apesar das eliminações, a  partida também chamou atenção  por um feito inédito. Três mulheres foram escaladas, pela FIFA, para apitar a partida e comandar a arbitragem. O trio feminino foi composto pela francesa Sthéphanie Frappart, como arbitrária principal, e pela brasileira Neuza Inês Back e a mexicana Karen Diaz, como assistentes do jogo. 

Trio de arbitragem feminino, composto por Stéphanie, no centro, Neuza, à direita, e Karen, à esquerda.

*Imagem de Capa: Reprodução/Instagram/FIFA World Cup

Arquibancada
O Arquibancada é a editoria de esportes da Jornalismo Júnior desde 2015, quando foi criado. Desde então, muito esporte e curiosidades rolam soltos pelo site, sempre duas vezes na semana. Aqui, o melhor de todas as modalidades, de todos os pontos de vista.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*