Home Lançamentos Animais Fantásticos e Onde Habitam: Descrição Fantástica
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Descrição Fantástica
CINÉFILOS
17 nov 2016 | Por Jornalismo Júnior

Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega a Nova York de Londres, onde morou e estudou, carregando uma misteriosa maleta. Sem muitas delongas, os animais fantásticos são introduzidos aos espectadores, quando seu pelúcio (uma das criaturas mágicas reveladas no longa) escapa da bolsa e rouba todos os artefatos brilhantes que encontra.

animais-fantasticos-1

Para os fãs do trabalho de J.K. Rowling e de Harry Potter, Animais Fantásticos e Onde Habitam (Fantastic Beasts and Where to Find Them, 2016) é imperdível. Com uma quantidade imensa de novos conhecimentos sobre o mundo bruxo, o longa não falha em impressionar e deixar os potterheads boquiabertos, apesar da narrativa simples ser pouco explorada.

A caça do pelúcio chega aos cofres de Nova York, e aciona a polícia, o que resulta em um imenso alvoroço no centro da Grande Maçã. Em meio a confusão, Newt conhece Jacob (Dan Fogler), um trouxa (ou No-Maj, como dizem os bruxos norte-americanos) e Tina Goldstein (Katherine Waterston), ex-auror da MACUSA (Congresso de Magia dos EUA), que leva Newt à sede do Congresso. Um grande medo de serem expostos aos No-Majs toma conta dos bruxos norte-americanos, que temem uma grande guerra entre os lados, principalmente diante de uma série de acidentes causados por fatores inexplicáveis — como explosões em casas, buracos nas ruas, etc.

animais-fantasticos-3

Em um dos momentos mais mágicos do filme, Newt chama Jacob para dentro de sua maleta, onde é revelado um tipo de zoológico pessoal que Scamander mantém, a fim de estudar e preservar as espécies. Após contar quais criaturas haviam fugido, os amigos saem em busca das criaturas sem Tina e Queenie —  a irmã mais nova da ex-auror. Paralelamente, algo continua assolando a cidade, causando mais acidentes e o assassinato do candidato a senador de Nova York.

O longa traz muitas novidades narrativas, como a magia se manifestando mundo trouxa. Além disso, Jacob surge como um no-maj que atua diretamente na história e é amigo dos bruxos protagonistas — nada parecido com o que acontece na saga Harry Potter (2002 – 2011). O personagem também é responsável por grande parte do humor do filme, mas que não retiram a seriedade da trama principal.

animais-fantasticos-2

Um pouco suprimido pela necessidade de mostrar as tantas novidades sobre o mundo da magia, o enredo do longa deixa a desejar, com uma narrativa bem simples, que mais parece permear uma descrição muito bem feita sobre aspectos do mundo mágico norte-americano e sobre as criaturas fantásticas. Apesar disso, a trama é interessante e conta com um elenco incríve e tem grande potencial para continuações, não tanto para a história de Newt Scamander e dos animais fantásticos, mas sim envolvendo os acontecimentos anteriores à saga Harry Potter, trazendo às telas o passado de Dumbledore e Grindewald.

Adicionada às novidades que o longa traz, uma grande quantidade de momentos nostálgicos e que remetem à saga Harry Potter aumentam o apreço de fãs pelo longa. Fazendo menção a Dumbledore, à richa amigável entre alunos de Hogwarts e Ilvermorny (a escola de magia norte-americana) e outros componentes dos sete filmes de Harry Potter. O diretor David Yates e J. K. Rowling, responsável pelo enredo, foram capazes de fazer referências aos livros e filmes anteriores de uma forma muito eficaz, ao mesmo tempo sem submeter a nova saga à anterior, mantendo a independência de Animais Fantásticos.

A saga iniciada por Animais Fantásticos e Onde Habitam contará com cinco filmes, a serem lançados nos próximos anos. Johnny Depp está confirmado como Gerardo Grindelwald, e Yates revelou, na última semana, que está a procura de um ator para interpretar um Alvo Dumbledore mais jovem do que conhecemos.

Confira o trailer do primeiro filme da nova franquia:

por Dado Nogueira
dadopnogueira@gmail.com

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*