Home Lançamentos Batman: A Piada Mortal – decente adaptação de uma HQ histórica
Batman: A Piada Mortal – decente adaptação de uma HQ histórica
CINÉFILOS
25 jul 2016 | Por Jornalismo Júnior

por Mel Pinheiro
mel.pinheiro.silva@gmail.com

Nos anos 80, os roteiristas Frank Miller e Alan Moore foram os principais responsáveis em elevar a qualidade das histórias em quadrinhos de super heróis, trazendo mais seriedade e narrativas mais adultas para famosos personagens da cultura pop, com destaque para Batman, da DC Comics. Das obras produzidas por Miller, foram adaptadas pela Warner Animation: Batman: Ano Um (Batman: Year One, 2011) e Batman: O Cavaleiro das Trevas (Batman: The Dark Knight Returns, 2012). Em 2016, chega aos cinemas Batman: A Piada Mortal (Batman: The Killing Joke, 2016), baseada na graphic novel escrita por Moore, história que definiu a origem do mais icônico inimigo do homem-morcego: Coringa.

O filme começa com a narração de Batgirl/Barbara Gordon, sobre sua parceria com Batman na batalha de combate ao crime em Gotham. A primeira parte da animação se dedica a entender os dramas da personagem, focando muito em problemas enfrentados por ela apenas por ser uma heroína mulher, preparando o espectador que não conhece a história em quadrinhos para o destino de Barbara.
batman-a-piada-mortal-1

A história de Batgirl se cruza com a de Coringa, e a partir desse momento a trama se divide em duas, para mostrar o passado do vilão e suas ações doentias no presente, até o esperado reencontro com Batman.

Kevin Conroy e Mark Hamill voltam para dublar Batman e Coringa respectivamente, repetindo os papéis que tiveram na famosa série animada do homem-morcego exibida nos anos 1990. Além da competência dos atores, trazê-los consegue transmitir ao público uma boa nostalgia, junto com o visual, que consegue manter a estética dos desenhos animados. Mesmo com algumas cenas que não faziam parte da obra original, o roteiro é bastante fiel aos quadrinhos, com destaque para a cena em que o Comissário Gordon é torturado por Coringa em um parque de diversões.

batman-a-piada-mortal-2
Apesar de ser feito na medida para agradar os fãs, a animação também funciona bem para os que não conhecem a HQ, além de ser um ótimo preparativo para o próximo filme live-action da DC: Esquadrão Suicida (Suicide Squad, 2016), que também conta com o personagem Coringa, dessa vez interpretado por Jared Leto.

Batman: A Piada Mortal terá exibição nos cinemas apenas no dia 25 de julho, com exclusividade da rede Cinemark em parceria com o Omelete.

Confira o trailer:

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*