Home Lançamentos Bob Esponja: piadas musculosas e gargalhadas torturantes
Bob Esponja: piadas musculosas e gargalhadas torturantes
CINÉFILOS
03 fev 2015 | Por Jornalismo Júnior

por Jullyanna Salles
salles.candido@gmail.com

Em 5 de Fevereiro, Bob Esponja – Um Herói Fora D’Água (The SpongeBob Movie: Sponge Out of Water, 2015) estréia no Brasil. O longa, com uma hora e meia de duração é baseado na maior catástrofe que pode acontecer na Fenda do Biquini: o fim do hamburguer de siri. A tragédia se dá por conta da perda da receita da iguaria. Não demora muito até que o tempo feche, o caos se instale e uma guerra civil seja iniciada. Seria uma grandiosa injustiça não elogiar, nessa cena, a roupa de couro do Seu Sirigueijo e o visual rebelde de Lula Molusco que fazem uma sala de cinema repleta de adultos, gargalhar como crianças da pré-escola.

bob-esponja

Bob Esponja Calça Quadrada, o desenho, é reconhecido por sua capacidade de atingir públicos de diferentes idades. O enredo de cada episódio é bastante simples, mas o desenvolvimento das histórias é recheado de pequenas piadas. Assim, os trejeitos dos personagens, os bordões e os detalhes de cenário é que deixam cada cena da animação engraçada. O filme possui o mesmo ritmo intenso do desenho, com uma riqueza de detalhes que muitas vezes é até desperdiçada.

As cenas de ação são carregadas com situações cômicas, como a marquinha de sunga de Patrick aparecendo durante uma perseguição. Assim, a grande quantidade de informação é disseminada em várias partes da produção. Se fosse necessário julgar um defeito do filme, seria talvez esse: falta tempo pra rir de tudo o que é engraçado.

bob-esponja-2

Em 2004, a série já havia ganhado uma versão para o cinema, com Bob Esponja: O Filme (The SpongeBob SquarePants Movie). Em 2015, no entanto, os fãns conferem uma novidade de adaptação. Foram criadas animações em 3D para os personagens. O trabalho foge do óbvio e sabe aproveitar as vantagens da nova tecnologia. Além disso, são esteticamente bonitos. Nesta transformação, é difícil agradar um público acostumado com um modelo em 2D há 15 anos, mas a equipe de Um Herói Fora D’Água foi tão competente que não só apresentou um Bob Esponja em três dimensões, mas foi capaz de dar a ele um abdômen sarado e músculos exagerados e cômicos.

bob-esponja-3

Na parte gráfica, destacam-se também as colagens (caracterísiticas da animação) e as cenas com atores reais (com direito a Antonio Banderas de vilão). Os fãns podem se alegrar com as ótimas participações de personagens coadjuvantes como Sandy e Plâncton, menos frequentes nos episódios da série.

O longa é o que se espera de um filme para crianças: engraçado, simples e bem escrito. Para o já antigo público da animação, surpreende pela qualidade estética e corresponde às expectativas de comicidade. Difícil para todos, é sair do cinema e saber que depois da porta, não será possível se dirigir até o Siri Cascudo, ser atendido pelo Lula Molusco e saborear um hamburguer de siri feito por uma esponja amarela sorridente e com um quê de super-herói.

Confira o trailer:

<a href="https://www.youtube.com/watch?v=bU2IMdFNuDY">https://www.youtube.com/watch?v=bU2IMdFNuDY</a>

 

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*