Home Lançamentos Calmaria é uma experiência perturbadora
Calmaria é uma experiência perturbadora
CINÉFILOS
01 mar 2019 | Por Cinéfilos

Sem sentido algum. Essa  é a melhor definição que encontrei para o longa Calmaria (Serenity, 2019). O filme começa com uma história que parece linda. Um marinheiro que foi separado do filho e possui uma conexão muito grande com ele por meio da água. Sua esposa resolve procurá-lo para pedir ajuda e assim a trama se desenvolve.

Baker Dill (Matthew McConaughey), vive um comandante aposentado de guerra que se tornou pescador e possui duas grandes motivações: seu filho e um peixe que parece impossível de ser pescado. O personagem principal é muito bem construído e conta com uma brilhante atuação. A pacata ilha onde vive tem como principal fonte de renda a pesca e todo mundo se conhece. No entanto, o lugar esconde diversos segredos que começam a ser revelados apenas nos momentos finais do filme.

Inicialmente, a história de Baker prende a atenção do telespectador e cria curiosidades sobre seu passado. Mas com a chegada de suas esposa, Karen (Anne Hathaway), o que tinha de tudo para ser uma narrativa diferente e interessante desanda. A sensação passada à quem assiste ao longo é que são dois filmes em um. A tentativa de ser original e criativo acabou sendo um pouco demais e não fazendo sentido nenhum.

Baker Dill e seu vício em cigarros, além do álcool [Copyright IM Global]

O longa trata questões como amizade, relações familiares, vícios, religiosidade e violência de forma formidável. A forma como as dependências de álcool são exploradas, por exemplo, mostra diversos estados de necessidade da substância e a maneira como isso impacta a vida de vários personagens.

As paisagens da ilha exploradas também são deslumbrantes e impressionam. O mar de águas cristalinas, a ilha singela que encanta em pequenos detalhes e alguns enquadramentos muito bons.

Mas ao tentar dar um plot twist o longa perde a graça e todo o fio da meada. Mesmo possuindo um final que é completamente diferente do esperado quando se começa a assistir, isso não encanta. Você vai sair da sala de cinema refletindo sobre o filme, no entanto, garanto que não será  de forma nada positiva.

Calmaria estreia no dia 28 de fevereiro. Veja aqui o trailer:

por Thaislane Xavier
thaislanexavier@usp.br

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*