Home Foto Cidade das Mulheres
Cidade das Mulheres
FOCO
21 set 2020 | Por Maria Clara Abaurre (mariaclara.abaurre@usp.br)

No silêncio da cidade confinada, descobre-se o significado de ser mulher.
Os olhos se abrem para a luz do autoconhecimento, o despertar da feminilidade, o começo de um dia.

É tarde e a fertilidade desabrocha com o conhecimento do próprio corpo.
As tarefas mais simples tem novas interpretações e o cuidado caminha de mãos dadas com o amor.

Anoitece. A passagem do tempo é inevitável.
A sabedoria escondida nas rugas dá espaço para a mudança, para novas lutas, para a juventude.

Descansa, a vida prepara um novo dia.

A sequência de fotos desse ensaio busca representar, de forma sutil e sensível, o caminho da vida de uma mulher, entrelaçado com a duração de um dia. Num momento em que o uso do espaço urbano é limitado e o cotidiano precisa se adaptar, é possível perceber com maior clareza como as gerações de mulheres se misturam no mesmo caminho de autoconhecimento, autoaceitação, “autoamor”.

Representar uma cidade adormecida não é o que esperávamos, mas ter a oportunidade comunicar o feminino através de imagens daquilo que está tão próximo de nós é algo único. Fotografar as mulheres e os ambientes mais presentes na minha vida foi uma experiência indescritível, e espero conseguir passar uma fração de todo o amor e a gratidão que sinto pelas pessoas, momentos, lugares e objetos retratados nesse ensaio.

 

Observação: as imagens foram produzidas como ensaio fotográfico para a matéria “Jornalismo Visual: Fotojornalismo e Design da Notícia” da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).

TAGS
Foco
Foco é o núcleo de Audiovisual da Jornalismo Júnior que produz diariamente pautas nos formatos de vídeo- e fotorreportagens, propondo uma inovação ao contar de narrativas jornalísticas.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*