Home Corpo e Mente Crenças populares sobre alimentação: Mito ou Verdade?
Crenças populares sobre alimentação: Mito ou Verdade?
Corpo e Mente
21 set 2018 | Por Jornalismo Júnior
Por Carolina Fioratti (carolinafioratti@usp.br)

Ilustração: Maria Eduarda Nogueira / Comunicação Visual – Jornalismo Júnior

Desde cedo, as pessoas são submetidas a alguns tipos de regras, coisas que devem e que não devem fazer. Algumas destas estão intimamente ligadas com os costumes relacionados à alimentação, mas a questão é: essas afirmações são reais?

Para sanar eventuais dúvidas, o Laboratório conversou com a gastroenterologista Andrea Mondolfo.

 

Engolir o chiclete faz ele prender no estômago?

MITO – Caso o chiclete seja engolido, ele passará pelo processo de digestão como qualquer outro alimento. Uma parte dele será absorvida, como por exemplo, os açúcares, e outra parte sairá junto às fezes.

Além disso, o chiclete não tem como grudar no estômago, pois essa área é repleta de líquidos — sucos gástricos produzidos pelo estômago e intestino para realizarem a digestão — que dificultam a aderência. Outro aspecto limitador é o fato de o estômago juntamente com o intestino estarem em constante movimento, o que também atrapalha na adesividade.

 

 

É necessário beber 8 copos de água por dia?

Foto: Site Dissertei.WordPress

MITO – A água é essencial para regular o funcionamento adequado de diversos órgãos, como o intestino, e também manter o corpo hidratado. No entanto, é possível se manter hidratado por meio de outros líquidos, como sucos, água de coco, chá etc. Logo, os oito copos de água não são uma obrigatoriedade. A dica deixada por Andrea é manter sempre o equilíbrio.

 

Manga com leite faz mal?

Fonte: Site UOL – Foto: Arte/JC

MITO – Essa é uma história antiga, proveniente da época do Brasil Colonial. Os escravos tinham acesso apenas a frutas, como a manga, e para impedir que esses  desfrutassem do leite (alimento caro e raro naquele período), os senhores de engenho criavam tais histórias. No entanto, a combinação de dois nutrientes não causa mal algum à saúde.

 
É verdade que não se deve olhar no espelho depois de comer?

Fonte: Site Instituto Brasileiro de Coaching

MITO – Não há lógica nessa história, é apenas mais um mito passado para os avós. Andréa ainda brinca: “Só fará mal se você tomar um susto!”

 

Tomar banho ou entrar na piscina após as refeições faz mal?

Fonte: Site Aldia Dallas – Foto: Getty Images

Ambas são verdades – No caso da natação, há problemas pois o sistema digestório precisa de mais sangue para fazer a digestão após as refeições. Caso  o corpo esteja executando duas funções ao mesmo tempo, o sangue terá que se dividir, parte para a digestão e outra para a musculatura. Com isso, o cérebro recebe menos sangue e ocorre a sensação de mal-estar, popularmente conhecida como “congestão”.

Já o banho não é considerado uma atividade física, logo não ocorre a disputa do organismo por um maior fluxo sanguíneo. Tal fato poderia deixar a digestão mais lenta e causaria também a diminuição de fluxo sanguíneo no cérebro. A verdade é que os banhos longos e de temperatura elevada dilatam os vasos sanguíneos da pele, que desvia o sangue do estômago e provoca sintomas como náusea, suor frio e tontura.

 

Laboratório
O Laboratório é o portal de jornalismo científico da Jornalismo Júnior. Apaixonados por curiosidades, nosso objetivo é levar a informação científica o mais próximo possível do público leigo. Falamos sobre saúde, meio ambiente, tecnologia, ficção científica, história da ciência, escrevemos crônicas, resenhamos livros, cobrimos eventos e muito mais!
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*