Home Lançamentos Crime sem Saída: para além do maniqueísmo
Crime sem Saída: para além do maniqueísmo
CINÉFILOS
12 dez 2019 | Por Beatriz Carneiro (beatri@usp.br)

Crime sem Saída (21 Bridges, 2019) é um drama policial produzido pelos aclamados irmãos russos, Anthony e Joseph, que dirigiram Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame, 2019) e com a direção de Brian Kirk que também não fica para trás dos irmãos, acumulando direções em Game of Thrones. É de se notar que o filme contou com boas mãos em toda elaboração cinematográfica.

O longa narra a vida do detetive Andre Davis (Chadwick Boseman) que segue os passos do seu pai na profissão policial após à morte dele, como se fosse um legado. Ele é escalado para missão de prender Michael (Stephan James) e Ray (Taylor Kitsch), envolvidos em um roubo de drogas seguido pela morte de oito policiais. O suspense e adrenalina são certeiros a todo momento.

O detetive na cena do crime [Foto: reprodução]

O que parecia um caso simples de ser resolvido transforma-se em avalanche de descobertas envolvendo pessoas próximas a André. O velho ditado “o inimigo mora ao lado” é real em Crime sem Saída. Tudo isso é acompanhado por uma investigação extremamente perigosa em que todos ao seu redor tentam encerrar o caso. É um caso que mexe com a “toca do lobo” que rodeia o detetive, levando-o à beira da morte.

Michael a esquerda e Ray a direita [Imagem: reprodução]

Manhattan e seu cenário deslumbrante cheio luzes é o plano de fundo da obra cinematográfica com uma boa trilha sonora e enquadramentos das cenas. O ator Chadwick Boseman, o rei T’challa em Pantera Negra, dá um show de atuação. O ponto mais alto do filme é trazer um protagonista e elenco negros que não estão subordinados a temas aos quais são sempre destinados: racismo, escravidão e pobreza.

André após descoberta na investigação [Imagem: reprodução]

Podendo ser considerado um filme que foge desses velhos clichês que tendem a colocar o negro em papéis sem relevância e alocá-lo em um cinema não convencional pros padrões hollywoodianos. Além disso, quebra à visão maniqueísta que temos sobre criminosos e policiais, mostrando que os problemas que envolvem o mundo do crime é muito mais complexo e nada simplista.

O longa estreia em 12 de dezembro no cinema, confira o trailer abaixo:

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*