Home Cine Trash Crítica e ironia em Team America
Crítica e ironia em Team America
CINÉFILOS
06 ago 2015 | Por Jornalismo Júnior

por Natalie Majolo
nmajolo95@gmail.com

Esse filme de bonecos não tem nada de Pinóquio. Team America: Detonando o Mundo (Team America: World Police), produzido em 2004 por Trey Parker, traz centenas de personagens guiados por fiozinhos. Sim, todos são marionetes numa superproducão. Não se esperaria nada menos cômico dos roteiristas:  Parker, Matt Stone e Pam Brady são conhecidos por serem os criadores de South Park (hey, Kenny!).

team1

O fato de serem bonecos faz com que o trash fique evidente… mas os movimentos toscos propositais não é tudo. Team America traz consigo uma grande crítica à atual política internacional dos Estados Unidos da América e sua luta contra o terrorismo. Questiona a “Polícia do Mundo” e a pseudo supremacia do país perante os outros países. Vale ressaltar, também, que a forte esteriotipação faz parte do humor ácido que consiste o filme. Ou seja: uma ironia também encontrada em South Park.

A primeira cena mostra um possível ataque terrorista na cidade de Paris, capital da França. Para salvar os cidadãos, a “polícia do mundo” surge em veículos ostensivos com as cores preferidas do Tio Sam. A ação é violenta, e os quatro integrantes, Joe, Chris, Lisa e Sarah exterminam os “terroristas” e o possível ataque à liberdade democrática…. destruindo a Torre Eiffel e o Museu do Louvre.

Num grande plano para “acabar com o terrorismo”, Spottswoode, o chefe do time, contrata Gary Johnston, um famoso ator da Broadway, para atuar e enganar os terroristas. A rede do terror é comandada por Kim Jong-il, líder supremo da Coreia do Norte, que planeja um grande ataque sangrento por todo o mundo.

team2

Por problemas na produção com as marionetes, Team America atrasou além do esperado. Os bonecos têm um visual bem peculiar, baseado nos personagens da série infantil estadunidense “Thunderbirds”, da década de 1960. Os criadores Parker e Stone fizeram mais do que ficarem apenas nos bastidores, e dublaram 17 personagens… assim como o fizeram em South Park. As vozes de Cartman, Kyle e Kenny também são deles!

Team America não é nenhum filme “Sessão da Tarde”, mas fica a dica para quem gosta do estilo trash carregado de ironia. Confira o trailer (em inglês):

 

 

TAGS
Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*