Home Deu Fome DEU FOME: A Lasanha do Garfield
DEU FOME: A Lasanha do Garfield
CINÉFILOS
02 jul 2018 | Por Jornalismo Júnior

Criado em 1978, o gato Garfield é um dos personagens mais famosos das tirinhas mundiais. Garfield também aumentou sua fama com dois filmes, esporadicamente reproduzidos na Sessão da Tarde. Em Garfield: O Filme (Garfield: The Movie, 2004), ele é representado como o gato gordo, preguiçoso e laranja que conhecemos. Sua rotina cheia de mimos é rompida pela chegada do cachorro Odie, que é sequestrado ao longo do filme e Garfield precisa salvá-lo para recuperar a atenção de seu dono. Já em Garfield 2 (Garfield: A Tail of Two Kitties, 2006), Garfield viaja para a Inglaterra e acaba confundido com um gato idêntico, dono de uma grande fortuna. Uma característica comum de Garfield nestes filme, senão em toda sua trajetória, é a sua paixão platônica por lasanhas. Sua paixão é tanta que já participou até do marketing da Seara e da Batavo, marcas brasileiras de produtos congelados.

Garfield

Cena do filme Garfield 2 [Twentieth Century Fox Animation]

Existem muitas versões para a receita da lasanha favorita do Garfield, geralmente, são lasanhas à bolonhesa ou lasanhas simples. O Cinéfilos foi atrás da receita original e descobriu que a receita oficial está no livro Jantares de Cinema e chama-se “Lasanha do Garfield” mesmo, sendo um tipo de lasanha à bolonhesa com molho branco e rende em média para 10 pessoas. Confira abaixo:

Ingredientes

Massa:

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola cortadinha
2 talos de salsão bem picadinhos
1 cenoura bem picadinha
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1kg de carne moída
300ml de tomates sem pele, amassados
250 ml de caldo de galinha
12 folhas de massa para lasanha

Molho:

50g de manteiga
50g de farinha de trigo
600ml (até 900ml) de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
5 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora

Modo de Preparo

1- Preaqueça o forno a 220°C e aqueça o azeite numa panela grande. Acrescente a cebola, o salsão e a cenoura, além de um pouco de sal, para evitar que os legumes dourem demais. Refogue até que eles fiquem macios e transfira a mistura para um prato, mantendo a aquecida.

2- Coloque a carne moída na mesma panela e, sempre mexendo, deixe que frite por completo.

3- Adicione os tomates amassados e torne a misturar. Ponha os legumes de volta e acrescente o caldo de galinha. Diminua o fogo e deixe ferver por cerca de 30 minutos, ou até que quase todo o líquido tenha evaporado. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta a gosto e reserve tampado.

4- Para o molho branco, derreta a manteiga em fogo baixo numa panela grande. Acrescente a farinha e mexa constantemente por 1 minuto. Coloque o leite gradualmente e deixe cozinhar, mexendo sempre, até o molho engrossar. Depois que ele atingir o ponto ideal, mantenha o no fogo por somente mais dez segundos. Tempere com sal e pimenta a gosto.

5- Monte a lasanha em um refratário largo, fazendo camadas com um terço de cada ingrediente: primeiro a carne, depois a massa e, finalmente, o molho branco. Repita a sequência de camadas mais duas vezes e espalhe o parmesão por cima.

6- Leve ao forno e asse por cerca de 25 minutos, ou até que as beiradas estejam borbulhando e a parte de cima esteja dourada.

7- Sirva-se em seguida.

Este texto faz parte do especial de 10 anos do Cinéfilos. Para ver mais da antiga editoria Deu Fome, clique aqui.

por Beatriz Cristina
beatrizcristina.sg2000@gmail.com

 

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*