Home Lançamentos Digno de Sessão da Tarde
Digno de Sessão da Tarde
CINÉFILOS
24 dez 2014 | Por Jornalismo Júnior

por Júlia Moura
juliacrmoura@gmail.com

os-caras-de-pau-1

Estréia neste Natal o longa Os Caras de Pau. Sim, nesta quinta feira, exatamente no dia 25 de dezembro. A escolha da data se encaixa propositalmente na concepção do filme, que é feito para toda a família. Em entrevista coletiva para divulgação da obra, o produtor Bruno Mazzeo explicou como surgiu esta ideia: “O meu filho queria ver um filme comigo, mas todos os que eu fiz a faixa etária não permite. Então liguei para esses caras (Leandro Hassum e Marcius Melhem) e fiz a proposta de um filme para eu poder ver com o meu filho no cinema”.

De fato, o filme do diretor Felipe Joffily é voltado para o público infantil no tom de humor, mas é facilmente um programa para a família toda. A trama é leve, sem complicações. Pedrão (Melhem) e Jorginho (Hassum) são contratados pela milionária Gracinha de Medeiros (Christine Fernandes) para proteger seu valioso anel em exposição, o Tatu Tatuado de Topázio. Entretanto, o anel é roubado por ninjas e a dupla de seguranças inicia a perseguição para recuperar a jóia.

os-caras-de-pau-2

A personagem Gracinha e o anel que dá título ao longa.

Com direito a um “Poderoso Chefão” português, um delegado que tira comidas da roupa e muitas cenas inspiradas em desenhos animados, o resultado lembra muito o seriado de TV que precedeu o longa. Apesar de Melhem afirmar que “o maior desafio era o filme não parecer um episódio esticado do programa”, o longa é exatamente assim.

os-caras-de-pau-3

A dupla Pedrão e Jorginho conduzem o enredo fraco, apelando para a química entre os dois atores. Leandro Hassum e Marcius Melhem se conheceram antes de entrarem para a televisão. Os dois fizeram a mesma escola de teatro, onde contracenaram juntos pela primeira vez e firmaram a parceria.

No teatro ensaiaram a famosa peça “Nós na Fita”, início da dupla que faria sucesso no Zorra Total e depois em próprio programa nas tardes de domingo. O seriado Os Caras de Pau ficou no ar de 2011 a 2013. Desde então a dupla “parou” as atividades como Pedrão e Jorginho para a televisão e focou no longa. Além disso, surgiram outros projetos. Hassum já estreiou dois longas neste ano e agora o terceiro, além de atuar em diversos programas da Globo. Melhem, além de participações especiais, produziu o roteiro de humoristicos como o “Tá no Ar” e faz sua estréia no cinema como protagonista nesta quinta.

<a href="https://www.youtube.com/watch?v=VAe1eiMDGzM">https://www.youtube.com/watch?v=VAe1eiMDGzM</a> Cena de “Nós na Fita”.

A peça “Nós na Fita” e o filme tem humores tão diferentes que não parecem a mesma dupla. Melhem e Hassum tem um entendimento muito bom ao vivo que entanto se perdeu nas telas. Quando perguntado se o cinema prejudica esse humor tão espontâneo e improvisado da dupla, o interprete de Pedrão disse que eles tiveram que se adaptar e a participação deles na pós produção foi importante para dar o tom da dupla no produto final.

O filme, todavia, é uma comédia pastelão com pretensão de se igualar aos filmes dos Trapalhões. “Sentimos falta disso no cinema hoje. Quisemos trazer de volta essa comédia”, afirmam os atores. No entanto, qualquer semelhança é mera coincidência. A obra passa longe do humor clássico do famoso quarteto.

Não é um filme que compense correr para o cinema. A menos que você leve seu filho pequeno, ou seus avós velhinhos. Vale a pena esperar até a Globo exibi-lo na Sessão da Tarde.

os-caras-de-pau-4

Melhem, Hassum e Joffily.

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*