Home Foto Farol Santander
Farol Santander
FOCO
20 maio 2020 | Por Catarina Virgínia Barbosa (catarinavbarbosa@usp.br)

É comum pensar em São Paulo e logo imaginar os grandes arranha-céus que dão forma à cidade. Um deles, o Farol Santander, tornou-se cartão postal da selva de pedra paulistana e, além de chamar atenção pela imponência exterior, por dentro é um dos mais charmosos centros culturais da cidade.

 

prédio cinzento e céu azul

Construído em 1947, com 161 metros de altura, o Edifício Altino Arantes, localizado no centro econômico da capital paulista, é o quinto prédio mais alto do Brasil e ponto turístico histórico da cidade São Paulo. Depois de dois anos de reforma, a construção que é popularmente conhecida Banespão, foi reinaugurada em 2018 com o nome de Farol Santander, contando com 10 dos 35 andares abertos para visitação.

 

sala escura com uma mesa, várias cadeiras e um lustre

O primeiro lugar a ser visitado é o Espaço Memória, nos andares 2, 3 e 5. O segundo andar conta com uma sala espelhada, apresentando projeções que contam detalhes sobre a cidade e o edifício, permitindo que o visitante seja imerso na história do lugar. O terceiro e quinto andares contam a história do Banco, passando pelos caixas e a sala presidencial, todos com os móveis de madeira originais.

 

pessoas reunidas em uma exposição artística

O quarto andar abriga a obra Vista 360º de Vik Munis. O artista paulistano montou quatro painéis feitos com material reutilizado da reforma do edifício, e que imitam a vista da cidade do alto do mirante.

 

homem olhando uma exposição artística

 

encontra-se uma parede e, no meio, uma porta para o início da exposição

A visita segue então para o 19º e 20º andares, que hoje abrigam a exposição Hebe Eterna, em memória da apresentadora de TV. Os espaços mostram um pouco mais sobre a carreira e a vida de Hebe, expondo desde seus figurinos até a recriação de cenários seu programa, aproximando o visitante da personalidade que foi a apresentadora.

 

parede branca com várias fotos de Hebe Camargo com diferentes artistas

 

na parede, mapa do mundo, e na mesa, botões de diferentes times de futebol

O 24 andar apresenta a exposição Deu Liga, que exalta os times da Champions League, liga de futebol europeu, e a diversidade de nacionalidade entre os jogadores de cada elenco. Na entrada da exposição estão as bandeiras dos países de cada jogador, e dentro da sala, telões e monitores interativos também mostram dados sobre os times e as diferentes culturas que os compõem.

 

camisetas de times de futebol expostas na parede

 

prédios de São Paulo vistos a partir do mirante

É no 26 andar que fica o famoso mirante da cidade. Com vista privilegiada para o centro e as zonas leste e oeste de São Paulo, o alto do prédio permite que o visitante veja por um novo ângulo toda beleza que o concreto paulistano tem. Do alto é possível enxergar a Praça da Sé, o Edifício Martinelli, o Fórum João Mendes e outras construções históricas que preenchem o centro da cidade.

 

duas pessoas observam a cidade de cima do prédio

 

garoto observa a vista

 

rua e prédios vistos do mirante

 

prédios vistos do mirante

 

pessoa caminha em frente ao térreo do farol

De volta ao térreo do Farol, o lustre e a arquitetura do hall de entrada, em conjunto com o cenário do entorno da construção, completam a experiência de um dia de visita ao coração de São Paulo.

 

praça perto do farol

Foco
Foco é o núcleo de Audiovisual da Jornalismo Júnior que produz diariamente pautas nos formatos de vídeo- e fotorreportagens, propondo uma inovação ao contar de narrativas jornalísticas.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*