Home Lançamentos Jack Reacher – Sem Retorno: Fórmula repetida de seu antecessor
Jack Reacher – Sem Retorno: Fórmula repetida de seu antecessor
CINÉFILOS
24 nov 2016 | Por Jornalismo Júnior

Uma das franquias policiais mais bem-sucedidas do mercado, a série Jack Reacher é escrita por Lee Child, e ganha sua segunda adaptação para o cinema. Depois de Jack Reacher – O Último Tiro (Jack Reacher, 2012) estreia no dia 24 de novembro Jack Reacher – Sem Retorno (Jack Reacher – Never Go Back, 2016), em que o personagem título é novamente interpretado por Tom Cruise.

Na história, Jack Reacher volta para o quartel onde serviu o exército para conhecer pessoalmente a Major Susan Turner (Cobie Smulders), com a qual só tinha conversado por telefone. Chegando lá, descobre que a major foi presa em circunstâncias bem estranhas. Somado a isso, Reacher descobre que pode ter tido uma filha no passado que agora se encontra com 15 anos.
jack-reacher-1

A trama pega alguns elementos emprestados de seu filme antecessor: a aparência de que ninguém parece ser o que realmente é, e o uso de uma mulher como sidekick do protagonista: se no primeiro longa esse era o papel de Rosamund Pike, aqui Cobie assume uma importância maior e que se envolve nas cenas de ação, podendo lançar a atriz como estrela de ação feminina, junto com o papel dela no Universo Cinematográfico da Marvel. Quem sabe? E por falar nisso, Jack Reacher – Sem Retorno surpreendentemente passa no Teste de Bechdel (que questiona se a obra possui ao menos duas personagens femininas que conversam entre si sobre algo que não seja um homem)! Não que signifique muito, já que todo o heroísmo e palavras finais ficam para um canastrão Tom Cruise.
jack-reacher-2

O papel de vilão principal, que foi inusitadamente feito no primeiro longa por ninguém mais ninguém menos do que Werner Herzog (sim!), perde um pouco a força. Interpretado por Patrick Heusinger, ele só serve para o jogo eletrizante de gato e rato com o protagonista, mas essas cenas de ação de perseguição e luta são as mais empolgantes da produção.

Por fim, Jack Reacher – Sem Retorno tem um roteiro despretensioso que promete agradar os fãs do gênero, mesmo não apresentando nenhuma novidade.

Assista ao trailer:


por Mel Pinheiro
mel.pinheiro.silva@gmail.com

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*