Home Cine Trash Kung Fu, Futebol, e muita confusão
Kung Fu, Futebol, e muita confusão
CINÉFILOS
01 set 2013 | Por Jornalismo Júnior

kung fu futebol clube

Em um filme sobre kung fu e futebol, algumas coisas são difíceis de ser ignoradas… Primeiro: porque ninguém nunca pensou nisso antes? Segundo: Como não amar esse filme imediatamente? e Terceiro: POR QUE EU NÃO SEI LUTAR KUNG FU?

Pois é, se você ainda não percebeu eu estou falando de um grande clássico do cinema trash mundial, Kung Fu Futebol Clube (Shaolin Soccer, 2001). Filme dirigido e estrelado pelo simpático Stephen Chow, produzido na China, conta a história de um time de futebol, digamos… um pouco peculiar.

Fung, uma ex-estrela de futebol e agora um simples auxiliar do rico e todo-poderoso Hung, vê sua chance de voltar aos campos quando conhece Sing ou o “perna de aço”, um grande devoto do kung fu que quer encontrar uma maneira de divulgar essa arte marcial já esquecida na caótica Hong Kong dos dias atuais. Junte a isso outros cinco ex-mestres kung fu fracassados, mais uma moça que vende pães e uma competição um pouco fora do convencional e temos um dos melhores filmes de comédia kung fu da década passada, muito melhor que qualquer filme hollywoodiano estrelado por Jackie Chan, diga-se de passagem.

Kung fu futebol clube

Kung Fu Futebol Clube mistura o que existe de melhor em matéria de comédia trash: sabedoria oriental de segunda linha (“Kung fu não é apenas uma luta, é um estilo de vida” ou ainda “Para jogar futebol é preciso ter uma fusão entre corpo e mente” – guardarei para sempre em meu coração estas sábias palavras), coreografias aleatórias de Celebration Day no meio das cenas, muitos efeitos especiais toscos e partidas de futebol que mais parecem combates loucos de kung fu. E talvez o grande mérito artístico desse filme seja mesmo este, não se levar a sério em momento algum.

Não sou grande conhecedora de filmes orientais, e antes desse filme nem mesmo gostava kung fu, mas foi conquistada pelo senso de humor bizarro do longa e pelo carisma do elenco.

Meu conselho final? Se você quando criança não saia de frente da tv enquanto não visse Dragon Ball Z e Power Rangers  na TV Globinho com certeza vai gostar desse filme. Então prepare sua pipoca e vá agora na locadora (ou baixe na internet, ou compre o DVD, sei lá…) porque Kung Fu Futebol Clube é sim uma ótima comédia e não irá te decepcionar.

por Isabelle Almeida
bellemaso@gmail.com

TAGS
Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*