Home Lançamentos Luz no fim do túnel
Luz no fim do túnel
CINÉFILOS
17 fev 2009 | Por Jornalismo Júnior

Bruna Buzzo

Malu Mader e Mini Kerti foram aos morros cariocas e registraram o sucesso musical de alguns jovens integrantes do Projeto Villa Lobinhos no documentário Contratempo. Na tela, vidas; depoimentos não de músicos ou professores, mas de pessoas com famílias, sentimentos e uma dura realidade para encarar. Para muitos dos jovens, a música foi uma alternativa à violência e às drogas. Uma cura e caminho.

As diretoras conseguiram desenvolver este filme sem cair nos clichês de documentários sobre músicos e projetos musicais de periferia. Aqui, não é a história da criança pobre que vê a música, se encanta e fala bem do projeto no vídeo. Os jovens que se envolveram no Villa Lobinhos e foram retratados por Mallu e Mini realmente se encantaram com a música e fizeram desta sua solução (e até meio) de vida, mas a história que contam não é a do garoto pobre que sai em busca de sucesso.

Os jovens das telas falam de um irmão perdido, da dor, de relações familiares, do ambiente em que vivem. O Morro Santa Marta, casa da maioria dos retratados, é visto como a casa que os músicos gostariam de ajudar. Uma boa mãe. Um deles conta que quando se mudou para um bairro melhor sentiu falta da vizinhança, dos amigos, mas ficou feliz por não mais ouvir tiros durante a noite.

A música é a liberdade para estes jovens, uma porta que se abriu em suas vidas sofridas, a tão sonhada luz no fim do túnel. As diretoras foram sensíveis em seu processo de captação de dados e imagens para o filme: acompanharam a vida dos jovens durante muito tempo e, no final do filme, nos contam o que cada um dos entrevistados faz hoje. Nem todos conseguiram alcançar o sucesso, mas a tentativa parece ter sido compensadora.

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*