Home Mostra Internacional de SP: O Esgrimista
Mostra Internacional de SP: O Esgrimista
CINÉFILOS
08 nov 2015 | Por Jornalismo Júnior

por Bianca Kirklewski

Este filme faz parte da 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para conferir a programação completa clique aqui

Baseado em fatos reais, O Esgrimista (Miekkailija, 2015) conta a história de Endel Nelis, jovem praticante de esgrima que se vê obrigado a mudar de nome, país e vida ao ser perseguido pela polícia secreta russa, na década de 50.

Estoniano, Nelis decide voltar para sua terra natal, mais especificamente, para a pequena e pacata cidade de Haapsalu. Lá, consegue o emprego de professor de educação física, com a condição de montar um clube de esportes para as crianças. E é através dos olhares e gestos de seus alunos que ele começa a sentir na pele os efeitos da ocupação russa: assustados, perdidos e órfãos, não demora muito para que os jovens o elevem à posição de pai, mesmo com a frieza e distância nórdica na qual eram tratados por ele.

esgrimista1

De início, Nelis evita transparecer seu amor pela esgrima, com objetivo de permanecer o mais distante possível de atitudes passadas, para não levantar qualquer suspeitas. Além disso, tal esporte não era considerado adequado para a população camponesa, que deveria se adequar às imposições soviéticas. Mas como qualquer esportista apaixonado, Endel se rende aos impulsos de segurar sua espada e decide ensinar às curiosas crianças o inusitado esporte.

Eram tempos difíceis e de grande pobreza, e o esgrimista é obrigado a adaptar o desporto a varas com pedaços de papelão. Mas isso não foi o suficiente para desanimar seus aprendizes, que mesmo com certo medo (a cada passo dado pelo professor com sua arma, eles pulavam assustadas para trás), se reuniam em massa a cada treino. Em pouco tempo de treino, os alunos já se destacavam, e ao descobrirem que um campeonato juvenil de esgrima seria realizado em Leningrado, resolvem pedir permissão para Endel para participarem. O esgrimista fica então de frente a um dilema: deveria arriscar sua segurança pisando em solo russo ou desapontar as crianças, que não possuem nada além de esperança?

esgrimista2

Por se tratar de um filme de esporte, O Esgrimista tem andamento já conhecido e tradicional, não apresentando nada de inovador nos seus aspectos técnicos. O longa apresenta a modalidade esportiva de forma poética com uma fotografia clara e com a postura bem trabalhada do ator e comediante estoniano Märt Avandi, no papel do protagonista. As crianças são o destaque principal ao serem responsáveis por dar leveza a uma história que caminha lentamente. Outro ponto positivo são as línguas faladas: além do russo, os personagens comunicam-se também em estoniano, idioma atípico em filmes co-produzidos internacionalmente.

Assista ao trailer:

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*