Home Mostra Internacional de SP: Um Caminho para Dois
Mostra Internacional de SP: Um Caminho para Dois
CINÉFILOS
04 nov 2015 | Por Jornalismo Júnior

Por Bianca Kirklewski
biancakirklewski@gmail.com

Este filme faz parte da 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para conferir a programação completa clique aqui

Um Caminho para Dois (Two for the Road, 1967) é uma comédia estrelada por Audrey Hepburn que segue nas trilhas da modalidade Road Movie, porém, com menos cenas de paisagem e mais episódios românticos.

Hepburn interpreta Joanna, jovem britânica que deseja iniciar carreira musical junta de um coral feminino. Durante um período de férias na França, o grupo de amigas conhece Mark Wallace: loiro de olhos azuis, o jovem arquiteto conquista os corações da turma toda com seu humor e desenvoltura. É o destino (encarnado numa pequena epidemia de catapora) que junta Joanna de Mark. Os dois foram os únicos não contagiados, e resolvem aproveitar a semana livre para passear pelas estradas francesas. Trapalhadas e desentendimentos gerados em sete dias de convívio contínuo resultam em um amor sucedido de juras de eternidade. E as perspectivas de um curto e aventureiro relacionamento deixam de ser o suficiente, levando Mark a pedir Joanna em casamento.

Two-For-The-Road

O filme segue uma narrativa não linear, formada por flashbacks de diversos momentos nos quais o casal esteve na estrada. Cada fase representada transparece situações distintas enfrentadas em qualquer relacionamento amoroso  da felicidade inicial ao tédio derivado do que se torna habitual.

Joanna e Mark têm um passado simples e consideravelmente pobre: sua lua de mel é passada na carona do carro de incômodos amigos estadunidenses. Em outra aventura, a bordo de um carro danificado, o casal não pode se dar ao luxo de comer o café da manhã no hotel no qual estão hospedados, pois isso ultrapassaria o orçamento. Porém, a quantidade de dinheiro no bolso parece ser proporcionalmente inversa à felicidade vivenciada por ambos. Quando Mark consegue um emprego milionário, sua dedicação à Joanna começa a diminuir e a atmosfera que os envolve vai se tornando cada vez mais sufocante e lastimosa.

tumblr_m8amk1ATtD1rtzxmoo1_500

Um Caminho para Dois é, ao mesmo tempo, nostálgico e atual. Com costumes, roupas e ambientes de tempos passados, o longa é agradável de assistir por tratar com simplicidade e lucidez um assunto tão profundo e atemporal. O filme conta ainda com divertidas e simplórias cenas de humor, difíceis de serem encontradas em produções da atualidade.

Assista ao trailer:

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*