Home Controle Remoto Não conta lá em casa – livro, série, projeto de vida
Não conta lá em casa – livro, série, projeto de vida
Controle Remoto
14 ago 2013 | Por Jornalismo Júnior

Não Conta Lá em CasaUma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo, escrito por André Fran, tem como tema as experiências vividas pelo autor e seus três amigos e parceiros durante as viagens a alguns dos lugares menos convencionais do mundo. Lançado em maio deste ano, o livro é um projeto pessoal do jornalista que reuniu histórias vividas durante a gravação do programa de TV homônimo, exibido pelo canal a cabo Multishow. Produto da enorme quantidade de anotações feitas pelo autor ao longo das viagens, o livro não é um guia turístico. Ele conta com relatos, alguns detalhes dos bastidores e também algumas dicas de viagem inusitadas.

Livro Não Conta Lá em Casa deu origem ao programa do Multishow, que já recebeu o Prêmio Monet de Melhor Reality Show e foi escolhido 2º Melhor Programa da TV Fechada pela Revista da TV d’O Globo. Foto: reprodução

O livro Não Conta Lá em Casa deu origem ao programa do Multishow, que já recebeu o Prêmio Monet de Melhor Reality Show e foi escolhido 2º Melhor Programa da TV Fechada pela Revista da TV d’O Globo. Foto: reprodução

Depois de cinco temporadas e carimbos de mais de 20 países no passaporte, o volume de informação era enorme. Essa grande quantidade de anotações impulsionou Fran – que é jornalista e responsável pelo texto do programa – a reunir tudo e publicar. Como critério de seleção do que merecia ser contado o autor diz : “tentei evitar que ficasse algo cronológico e ao mesmo tempo dar um caráter bem múltiplo para as viagens. Então, tem país em conflito (Iraque), questão humanitária (Myanmar), desastre natural (Japão), aquecimento global (Tuvalu), história (Irã)…” .

O interesse por questões geopolíticas é algo que sempre acompanhou os integrantes do programa, mas começou a ocupar mais espaço em suas vidas após o tsunami ocorrido na Indonésia em 2004. Leondre Campos, Bruno Pesca e Felipe Ufo viajaram para lá e, com a ajuda de André Fran, produziram o documentário Indo.doc. Depois disso deram continuidade à ideia de visitar lugares em conflito ou estereotipados, o que resultou na série.

Clique para ver em tela cheia

O Não Conta Lá em Casa – que já recebeu o Prêmio Monet de Melhor Reality Show e foi escolhido 2º Melhor Programa da TV Fechada pela Revista da TV d’O Globo – mostra a realidade social e política de lugares esquecidos ou mascarados pela grande mídia. O programa já revelou a real situação de locais como Myanmar, onde existe um dos regimes mais fechados do mundo e uma ditadura brutal, e Iraque. Sobre este último destino, Fran conta que eles acreditaram nas propagandas do governo estadunidense de que o país voltava a ser seguro e ao chegar lá se depararam com cenas de guerra.

Além do programa e do livro, os integrantes tocam ainda um projeto chamado “Não Conta na Aula”, por meio do qual visitam escolas e universidades para dividir com os alunos um pouco de suas experiências. “Mais do que uma série de TV, o NCLC é um projeto de vida. É uma mensagem que queremos transmitir ao maior número de pessoas. Melhor ainda se forem jovens. Sendo assim, qualquer desdobramento do projeto, seja em palestras, livros, matérias.. é sempre algo que prezamos muito!” , diz Fran.

Integrantes do projeto Não Conta Lá em Casa já passaram por mais de 20 países. Os destinos escolhidos

Integrantes do projeto Não Conta Lá em Casa já passaram por mais de 20 países. Os destinos escolhidos não são óbvios e questões geopolíticas são levadas em consideração. Foto: Divulgação

Na visão de André Fran o livro tem dado resultados satisfatórios. O autor, que já planeja um próximo, afirma estar bem contente. “O boca a boca e a paixão das pessoas que leram [sobre as viagens] pelo livro fez uma divulgação espontânea muito legal, mais verdadeira e eficiente do que qualquer publicidade.” Prova disso é que o livro chegou ao topo dos mais vendidos de turismo da Amazon, em menos de dois meses.

O livro pode ser encontrado em livrarias, no iTunes e em sites de venda pela internet.O programa estreia sua sexta temporada em 02 de outubro, com destinos ainda não divulgados e um novo integrante na equipe.

Por Sara Baptista
sarabm6@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*