Home Lançamentos O Homem Morcego está de volta
O Homem Morcego está de volta
CINÉFILOS
18 jul 2008 | Por Jornalismo Júnior

Victor Caputo

Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight) começa alguns meses depois que o filme anterior termina. Bruce Wayne (Christian Bale) ainda mantém o disfarce de Batman para combater o crime em Gotham City, para isso conta com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman), além do novo promotor da cidade, Harvey Dent (Aaron Eckhart).

Enquanto Batman luta contra o crime organizado, um criminoso psicopata aparece para perturbar a todos, desde o próprio Batman até os chefões do crime. Ele é o Coringa, interpretado por Heath Ledger.

Nolan consegue mesclar uma história de ação com reflexão. No filme somos expostos à idéia de que nem tudo é formado apenas por dois extremos. Temos nele o Coringa que é a personificação do mal e da anarquia, definido pelo mordomo Alfred como o tipo de gente que “só quer ver o mundo pegar fogo”, caracterizando claramente um dos extremos. Contrapondo-o, entretanto, temos Batman, que de jeito nenhum pode ser chamado de o outro extremo, o extremo da ordem; no decorrer do filme somos apresentados a um herói não compatível com a imagem íntegra que muitos de nós temos, sendo em alguns momentos até malvado. O Cavaleiro das Trevas nos mostra um herói dividido cheio de dúvidas.

Além da boa direção temos atuações que merecem ser comentadas. Primeiramente, o tão falado Coringa. Os incontáveis elogios a Heath Ledger são merecidos. O australiano realmente encarnou o Coringa e nos deixa atormentados toda vez que aparece na tela, seja roubando bancos ou fazendo mágicas. Além de Ledger, há a bela e divertida atuação de Micahel Caine como o mordomo Alfred. Aaron Eckhart, Gary Oldman e Morgan Freeman completam o elenco. A única atuação que deixa a desejar é a de Maggie Gyllenhaal, apesar de mediana é melhor do que sua antecessora a Sr. Cruise, Katie Holmes, no papel de Rachel Dawes, o amor de Bruce Wayne.

Tecnicamente o filme é ótimo. Bons efeitos especiais, fotografia sombria, combinando com o clima do Batman dos quadrinhos, além da já elogiada direção. Agora o que nos resta é continuar acompanhando os boatos sobre um terceiro filme. Christopher Nolan declarou não saber se fará um terceiro ou não, a maioria dos atores disse que apenas participará da continuação se Nolan participar. Como sempre, espaço para uma continuação não faltou no final do filme, não tão óbvia como em Batman Begins, mas estava lá presente. Se depender dos fãs de Batman, o Nolan volta!

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*