Home Eu Fui O início do caos
O início do caos
Eu Fui
21 ago 2012 | Por Jornalismo Júnior

O primeiro dia da tradicional Semana de Fotojornalismo promovida pela empresa Jornalismo Júnior teve como subtema “O início do Caos”. A mesa redonda contou com a participação de Júlio Costa, Atílio Avancini e Wagner Souza e Silva.

Neste primeiro dia, Atílio Avancini abriu o evento relembrando as edições anteriores. Contou como a primeira edição foi uma pequena reunião sediada no Auditório Freitas Nobre, no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA USP, até a sua transformação no maior evento da Jornalismo Júnior.

Na foto, da esquerda para a direita: Atílio Avancini, Júlio Costa e Wagner Silva. (Foto: Fernando Pivetti)

O ponto de virada foi a III Semana de Fotojornalismo, ocorrida em 2009. O tema desta edição foi a França e sua importância está relacionada à presença do artista belga Philippe Dubois, cuja procura foi tão grande que o evento foi transferido para o Auditório Ariosto Mila (FAU USP), sua atual sede. Atílio aponta como o tema Caos é pertinente à Semana, já que esta nasce na organização do caos nas mãos dos alunos.

Wagner Souza e Silva aponta o caos existente na pauta, além de comentar um pouco sobre o mercado do fotojornalismo. Júlio Costa, experiente pauteiro da agência Futura Press, começa sua fala contando algumas experiências no ramo. “A gente encontra de tudo nesse mercado”, afirma. O norte de seu discurso foi: “as pautas que não foram feitas”. Exemplificou com imagens e muito bom humor os furos da cobertura fotojornalística da agência em que trabalha. Falou também da prática do fotojornalismo, “fotógrafo tem que tirar foto com o laptop no colo pra enviar mais rápido”. Neste ambiente, rapidez é regra, mas a qualidade é essencial. Diz também que o fotógrafo tem que ter percepção e sensibilidade na hora de fotografar.

Para fechar o dia, foi aberto um espaço para perguntas.

 Rúvila Magalhães

ruvila.m@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*