Home Controle Remoto Os mundos animados de Hanna-Barbera
Os mundos animados de Hanna-Barbera
Controle Remoto
19 fev 2014 | Por Jornalismo Júnior

Os Flintstones, Os Jetsons, Scooby-Doo, Corrida Maluca, Manda-Chuva, Formiga Atômica, Jonny Quest, Josie e as Gatinhas, Zé Colmeia, Tom e Jerry, Os Smurfs… O que esses desenhos animados têm em comum? Todos eles foram feitos pela dupla Hanna-Barbera. Mas, afinal, o que é Hanna-Barbera?

O estúdio Hanna-Barbera surgiu em 1944, a partir da parceria entre William Hanna e Joseph Barbera. Os dois se conheceram em 1937 e começaram a trabalhar juntos dois anos depois, na Metro-Goldwyn-Mayer (a MGM). O primeiro projeto conjunto dos dois cartunistas foi o desenho Puss Gets the Boot, em 1940. Esse desenho, mais tarde, daria origem ao primeiro sucesso da dupla: Tom e Jerry.

hanna barbera fred e zé

William Hanna e Joseph Barbera com os personagne Fred Flinstone e Zé Colmeia. Foto: Reprodução

A Hanna-Barbera foi empresa pioneira na produção de desenhos para serem exibidos na televisão. Em 1957, criaram a primeira série a ser exibida na TV: Jambo e Ruivão (The Ruff & Reddy Show). O primeiro grande sucesso viria, no entanto, no ano seguinte, com a estreia de Dom Pixote (The Huckleberry Hound Show).

Depois disso, a década de 60 foi muito produtiva para a dupla de cartunistas. Em apenas dez anos, William Hanna e Joseph Barbera criaram Manda-Chuva, Os Jetsons, Jonny Quest, Zé Colmeia, Wally Gator, Maguila, o Gorila, Peter Potamus, A Formiga Atômica, Esquilo Sem Grilo, Space Ghost, Shazzan, Homem Pássaro, Mightor, Quarteto Fantástico, Corrida Maluca e Scooby-Doo. Também nessa década, Hanna e Barbera lançaram um de seus maiores sucessos.

Em 1960, estreiou a série Os Flintstones, baseada em uma sitcom chamada The Honeymooners, que fazia sucesso nos EUA na década de 1950. O desenho da família da idade das cavernas foi tão bem recebido que, até hoje, é a segunda série com maior duração, atrás apenas de Os Simpsons. Não há quem nunca tenha ouvido Fred Flintstone gritando o seu famoso “yabba-dabba-doo”!

Os anos 70 também renderam grandes sucessos a Hanna-Barbera. Josie e as Gatinhas, Fantasminha Legal, Speed Buggy, Família Addams, Clue Club, Tutubarão e Capitão Caverna foram lançados nessa década.

tirbuto hanna-barbera

Personagens de Hanna-Barbera em homenagem feita à dupla. Ilustração: Reprodução

Chega a ser difícil selecionar os principais desenhos da dupla norte-americana. A maioria deles é muito conhecida por várias gerações, uma vez que foram exibidos durante muitos anos. Além disso, alguns deles, como Os Flintstones, Scooby-Doo e Família Addams deram origem a filmes.

Alguns desenhos mais recentes, como O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, Eu Sou o Máximo e As Meninas Superpoderosas, foram uma co-produção do Cartoon Network com os estúdios Hanna-Barbera. Eles foram produzidos na década de 1990. Depois disso, os estúdios não produziram mais desenhos. Os dois cartunistas já estavam com idade avançada para continuarem produzindo tantos desenhos como nas décadas de 1960 e 1970. William Hanna faleceu em 2001, aos 90 anos e Joseph Barbera em 2006, aos 95 anos.

Em 2001, o canal Boomerang foi lançado no Brasil. No início, eram transmitidos apenas os desenhos animados mais antigos. Dentre eles, a maioria era da dupla Hanna-Barbera. No entanto, a partir de 2006, a programação do canal foi reformulada e os desenhos deram lugar a séries voltadas para o público mais jovem. Desde então, os cartoons de Hanna-Barbera passam somente durante a madrugada.

Não há como negar o sucesso da dupla Hanna-Barbera. Tanto a quantidade de cartoons produzidos por eles quanto a qualidade dos desenhos, comprovada pelo sucesso que faziam, evidenciam isso. É uma pena que, dos desenhos produzidos pelos estúdios da dupla, apenas os que foram feitos em parceria com o Cartoon Network ainda sejam exibidos pelo canal pago, em horários totalmente fora de mão para a maior parte dos telespectadores. Também no Boomerang, que já foi um canal totalmente voltado para esse tipo de programação, os desenhos passam somente de madrugada.

Infografico HB- vic salemi

Por Victoria Salemi
vicbsalemi@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
COMENTÁRIOS
Jaílson de oliveira cavalcanti
Só resta saudade ,muitos desses ainda passam no Sbt na tv aberta no Sábado Animado
15 ago 2016
 
Jaílson de oliveira cavalcanti
A Tv aberta deveria trazer de volta esses clássicos
15 ago 2016
 
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*