Home Os Piores de Hollywood
Os Piores de Hollywood
CINÉFILOS
23 fev 2014 | Por Jornalismo Júnior

Por Bianca Caballero
biancasacaballero@gmail.com

Oscar, Globo de Ouro, Emmy, Grammy, durante a temporada de premiações ouvimos esses nomes o tempo inteiro. Entretanto, tais eventos não são os únicos que premiam artistas nesse começo de ano. O que você pensa quando lê que aquele filme péssimo que assistiu ganhou um Framboesa de Ouro? Que alguém enlouqueceu ao premiar um filme tão ruim? Não se assuste, ele existe justamente para dar reconhecimento os piores filmes, atores e diretores do ano, entre muitas outras categorias.

O Framboesa de Ouro foi criado em 1980 pelo publicitário John Wilson como um modo de parodiar o Oscar. Seu nome em inglês é Razzie Awards e a escolha da framboesa se deu pela associação com a expressão “blowing a raspberry”, que significa imitar o som de uma flatulência com a boca. O troféu segue esse padrão nada sofisticado, sendo uma framboesa de plástico sobre um filme super 8 pintado de tinta dourada, seu valor é avaliado em US$4,97.

framboesa-de-ouro

O troféu Framboesa de Ouro

A premiação ocorreu durante alguns anos no mesmo dia da cerimônia do Oscar, mas um tempo depois passou a ser realizada sempre um dia antes do evento da Academia, esse ano isso será mantido e os vencedores serão anunciados dia 1 de março. Os premiados são escolhidos por internautas membros da Associação Framboesa de Ouro, que atualmente possui 657 integrantes.

A premiação é conhecida não apenas por nomeações que soam mais comuns, como pior filme, ator, atriz e diretor, mas também por quesitos especiais e inusitados que aparecem de vez em quando. Um exemplo é a categoria de 1997 “Pior Desrespeito por vidas humanas e propriedade pública”, vencida por Con Air (idem). Existem até prêmios que não são direcionados especificamente aos filmes, como em 1998, quando  “protagonistas de 58 anos cortejando garotas de 20” foi o vencedor de “Pior tendência do ano” foi. Em 2014, a categoria mais diferente anunciada foi “Pior combinação vista em tela”, que possui entre os nomeados desde elencos inteiros, como dos filmes Gente Grande 2 (Grown Ups 2, 2013) e Para Maiores (Movie 43, 2013), até duplas, sem contar o indicado “Tyler Perry e sua peruca e vestido” no filme A Madea Christmas (2013).

Em suas 33 edições realizadas até hoje o maior vencedor da premiação foi o filme Jack and Jill (Cada um tem a Gêmea que Merece, 2011). O longa em que Adam Sandler interpreta um casal de gêmeos levou todas as categorias em 2012. Outros fortes ganhadores foram A Reconquista (Battlefield Earth, 2000), com 9 prêmios, e o sucesso adolescente Amanhecer: Parte 2 (Breaking Dawn- Part 2, 2012), o filme, parte da saga Crepúsculo, recebeu 7 prêmios no evento de 2013. No que diz respeito a pior ator e pior atriz os vencedores são Sylvester Stalone, com 21 indicações e 10 prêmios, e Madonna, com 12 indicações e 8 prêmios. Já em relação à direção o mais indicado foi Brian de Palma, que apareceu entre os concorrentes 6 vezes, mas nunca um ganhou um framboesa.

Movie-Wallpaper-Jack-and-Jill

Jack and Jill: filme é o maior vencedor do prêmio até hoje

Em todos esses anos, muitas pessoas decidiram receber seus prêmios. As razões pelas quais o fizeram e o modo como reagiram são dos mais variados. Alguns pretendiam criticar a premiação, mas outros não tiveram problemas em aceitá-lo. Um exemplo é Ton Green, que recebeu os prêmios de Fora de Casa! (Freddy Got Fingered, 2001) afirmando se sentir honrado. Em 2011, David Eigenberg, após afirmar “nunca ter vencido nenhum prêmio na vida”, fez com a ajuda de John Wilson, um vídeo em que aceitava a estatueta de pior dupla/elenco por Sex and the City 2 (Idem, 2010). Bill Cosby, ao aceitar seus três prêmios por Leonard Part 6 (Leonard- Parte 6, 1987) acabou se dando muito bem ao ganhar uma versão deluxe da framboesa, essa foi feita pelo canal FOX com ouro 24 quilates e mármore italiano.

Vídeo de agradecimento de David Eigenberg:

Entre as reações mais criticas é possível citar a de Ben Affleck, que recebeu o prêmio de pior ator por Contato de Risco (Gigli, 2003) no programa de Larry King e logo em seguida o esmagou. Ainda que procurasse criticar os organizadores da premiação, acabou contribuindo para sua realização no ano seguinte, já que os pedaços do troféu foram vendidos e assim financiaram o aluguel do teatro em que ela ocorreu.

Por fim, uma participação famosa e polêmica foi a de Sandra Bullock que, ao ir receber seus prêmios pelo filme Maluca Paixão (All About Steve, 2009), entregou cópias do DVD para que os presentes assistissem já que duvidava que todos o tivessem feito. Em diversas momentos ela reafirma que deveriam ver o longa para repensar se o prêmio foi justo. Além disso, disse que só haviam votado nela, pois a atriz falou que iria à premiação se vencesse. Segundo John Wilson tal performance foi “melhor que a que será vista em DVD”.

Participação de Sandra Bullock na premiação de 2010:

Esse ano o Framboesa de Ouro vai para sua 34ª edição e ocorrerá no dia 1 de março, véspera do Oscar. O grande indicado é o longa Gente Grande 2, com 10 indicações dentro de 8 categorias, de modo que a única em que não está presente é Pior Atriz. Outros que concorrem em várias categorias são Depois da Terra (After Earth, 2013), com 6 indicações, O Cavaleiro Solitário (The Lone Ranger, 2013) e Para Maiores (Movie 43, 2013), ambos com 5. Agora é conferir a lista completa de indicados, torcer pelos filmes que você mais detestou e  aguardar as surpresas que o prêmio pode nos trazer esse ano.

 

PIOR FILME

Depois da Terra

Gente Grande 2

O Cavaleiro Solitário

Para Maiores

A Madea Christmas

 

PIOR DIRETOR

Dennis Dugan (Gente Grande 2)

M. Night Shyamalan (Depois da Terra)

Tyler Perry (A Madea Christmas / Relação em Risco)

Gore Verbinski (O Cavaleiro Solitário)

Os 13 diretores de Para Maiores

 

PIOR ATOR

Johnny Depp (O Cavaleiro Solitário)

Adam Sandler (Gente Grande 2)

Ashton Kutcher (Jobs)

Jaden Smith (Depois da Terra)

Sylvester Stallone (Alvo Duplo / Rota de Fuga / Ajuste de Contas)

 

PIOR ATRIZ

Naomi Watts (Diana / Para Maiores)

Selena Gomez (Getaway)

Halle Berry (Para Maiores / Chamada de Emergência)

Lindsay Lohan (The Canyons)

Tyler Perry (A Madea Christmas)

 

PIOR ATOR COADJUVANTE

Chris Brown (A Batalha do Ano)

Larry The Cable Guy (A Madea Christmas)

Taylor Lautner (Gente Grande 2)

Will Smith (Depois da Terra)

Nick Swardson (Gente Grande 2 / Inatividade Paranormal)

 

PIOR ATRIZ COADJUVANTE

Lady GaGa (Machete Kills)

Salma Hayek (Gente Grande 2)

Katherine Heigl (O Casamento do Ano)

Kim Kardashian (Relação em Risco)

Lindsay Lohan (Todo Mundo em Pânico 5)

 

PIOR PARCERIA

Todo o elenco de Gente Grande 2

Todo o elenco de Para Maiores

Jaden Smith e Will Smith no planeta nepostismo (Depois da Terra)

Tyler Perry e Larry the Cable Guy ou o vestido e a peruca gastos da personagem (A Madea Christmas)

Lindsay Lohan e Charlie Sheen (Todo Mundo em Pânico 5)

 

PIOR REFILMAGEM, SPIN-OFF OU SEQUÊNCIA

Os Smurfs 2

Se Beber, Não Case! Parte III

O Cavaleiro Solitário

Todo Mundo em Pânico 5

Gente Grande 2

 

PIOR ROTEIRO

Gente Grande 2

Depois da Terra

A Madea Christmas

Para Maiores

O Cavaleiro Solitário

 

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*