Home Guardarroupa Outono/Inverno 2013 – O que você precisa saber para virar uma Gata de Botas
Outono/Inverno 2013 – O que você precisa saber para virar uma Gata de Botas
Guardarroupa
01 maio 2013 | Por Jornalismo Júnior

O inverno está se aproximando! Chega a hora de tirar aquela pilha de casacos do guarda-roupa e começar a usá-los novamente. Mas, convenhamos, que ficar aquecida para o inverno não envolve só usar roupas mais espessas. Para muitas pessoas, os pés são a região do corpo em que mais se sente frio: cobri-los é fundamental para se sentir totalmente protegida no inverno.

É aí que entra o papel das botas! Com diversos modelos, tamanhos e estilos, a princípio é só achar uma que combine mais com seu jeito, tenha a sua numeração, comprar e sair usando por ai, certo?! Errou, errou feio, errou rude. Escolher uma bota é algo mais trabalhoso do que se imagina. Muitas mulheres costumam pensar que basta ter uma única bota neutra que ela vai combinar bem com todos os seus looks, mas não é assim que a banda toca.

Pensemos no salto: em algumas ocasiões o scarpin vem melhor à calhar, em outras o peep toe parece perfeito com o resto do roupa, e ainda há aqueles looks que nada melhor do que uma boa e velha sandália, certo? A mesma coisa vale para o uso de botas – e aqui ainda temos o plus de que nem todos os modelos combinam com todos os tipos físicos.

Mas calma, também, não precisa desespero! Eu vivi até os meus 17 anos em Salvador, um lugar em que botas quase nunca são ítens essenciais no guarda-roupa de uma mulher, e consegui aprender como comprá-las e usá-las depois de me mudar para São Paulo. Fica de olho nas dicas abaixo que é fácil, fácil.

O segredo das botas

Botas achatam a silhueta. Elas irão encurtar e engrossar as suas pernas. Isso não quer dizer, entretanto, que mulheres de pernas grossas ou mulheres baixinhas não possam aproveitar as vantagens do calçado. Tudo diz respeito ao modelo escolhido e às combinações feitas com a roupa que completará o seu look:

 Ankle Boot:

Ankle Boot

Ankle Boot. Rudely

Eis a mais democrática das botas. A ankle boot pode ou não ter salto e vai, no máximo, até a altura do tornozelo. Elas trarão um ar mais despojado e moderno para o seu look e combinam com quase tudo: saias, vestidos, shorts e calças. Se você tiver as pernas mais grossas, faça sua escolha preferencialmente pela última – e caso vá usar com algum dos outros três, opte por usar uma meia-calça que possa acompanhar o tom da bota.

Bota Over Knees:

Bota Over Knees

Over Knees. Justlia

Como o próprio nome diz, essa aqui vai até acima do joelho. Sabe as botas da xuxa? Pois bem. É um modelo que só pode ser usado por pouquíssimas – pouquíssimas! – mulheres. Para essa vestir bem, até as coxas precisam ser finas. E não adianta ter isso e ser baixa, para usar as over knees, é necessário ser bem alta também – perfil passarela mesmo, sabe? Vai bem com vestidos muito curtos, microshorts e minissaias. A calça skinny combina legal também.

 Country Boot:

BLOG3

Country Boot. Blogdastyle

Essa aqui não costuma ser usada tanto porque as pessoas temem ficar “caubói fora da lei” demais. Mas isso só vai acontecer se você vesti-la junto a outros acessórios country, tipo uma blusa quadriculada ou um chapéu de couro. A verdade é que essa bota combina com absolutamente todos os tipos de silhueta e o bico fino, somado aos desenhos costurados, podem ser o desfecho perfeito para o look que você está procurando. Combinam muito bem com as calças skinnys e os shorts ou minissaias jeans. Com saias longas também podem gerar um look bem bonito.

 Coturno:

Coturno

Coturno. Daianagrummt

Essa bota costuma ser muito mal avaliada pelas mulheres, porque durante muito tempo ela compôs exclusivamente o guarda-roupa de punks e grunges. Mas a real é que ela veste bem todos os tipos de silhueta e ela também pode servir para looks mais femininos e românticos. Combinam com quase tudo: saias, shorts, vestidos, leggings e meia-calças. Evite às calças mesmo, para que o look não fique muito pesado: a ideia aqui é usar coisas mais delicadas para balancear o seu visual e evitar que ele fique muito anos 80.

 Bota de Cano Médio:

Cano médio

Cano médio. Dicassobremoda

Apesar de ficar no meio da panturrilha já, essa bota vai bem com todas as alturas – sim, as baixinhas podem usar e abusar aqui. Para quem tem pernas mais grossas, não há restrição de uso, mas o ideal é procurar as que não ficam justas na batata: tentem comprar as que ficam mais soltinhas, cabendo um ou dois dedos de espaço. Essa bota vai bem com calças skinnys, leggings e saias (das mini às longas – só evite as saias midi, vai parecer que você não tem perna com essa combinação).

 Bota de Cano Alto/Longo:

Cano Alto/Longo

Cano Alto/Longo. Hellostar

Essa vai até embaixo do joelho, e precisa ser usada com parcimônia. Ela é ideal para mulheres de pernas longas e finas, se você está nesse grupo, use sem medo de ser feliz. Já se você está no grupo das pernocas grossas – olá – crie um look monocromático: a bota é preta? Use-a com uma calça ou uma legging preta. Se vai usar com shorts ou saias mais curtas, procure uma bota nude, para assemelhar-se ao seu tom de pele.

por Sofia Soares
sofia.pere.soa@gmail.com

TAGS
Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*