Home Lançamentos Planeta dos Macacos
Planeta dos Macacos
CINÉFILOS
24 jul 2008 | Por Jornalismo Júnior

Ricky Hiraoka

Poster do filme Space Chips

É fato que as crianças não detêm mais a exclusividade sobre as animações. Nos últimos anos, filmes desse gênero inserem nos roteiros piadas que só podem ser compreendidas por pessoas que já deixaram a infância há algum tempo. Space Chimps – Micos no Espaço também bebe dessa fonte. Entretanto, o filme mira principalmente no público infantil. A maior prova é a escolha de Yudi e Priscilla (os insuportáveis apresentadores do programa Bom Dia e Cia) para dublarem as personagens principais.

Dos mesmos criadores de Shrek, o filme conta a história do simpático macaco Ham III, descendente do primeiro chimpanzé a ir para o espaço. Após uma sonda espacial, que procurava vida inteligente fora da Terra, se perder em um planeta desconhecido, Ham III é convocado pela agência espacial para ser um dos tripulantes de uma nave cuja principal missão é resgatar a sonda perdida. No planeta desconhecido, o tirano Zartogui usa a sonda como instrumento de domínio dos outros habitantes, espalhando o terror.Enquanto que na Terra, um ambicioso senador aumenta a cada dia o orçamento da agência espacial a fim de resgatar a sonda perdida e provar que existe vida em outros planetas.

Personagens do filme Space Chimps

Space Chimps funciona como uma metáfora para uma recente situação política internacional. É como se Bush fosse o senador e Zartogui representasse Osama Bin Laden. Da mesma maneira como os Estados Unidos foram, de certa forma, responsáveis pelo fornecimento de armas para os terroristas da Al Qaeda, foi o senador que armou o monstrego Zartogui. Tanto na vida real quanto na ficção, foi necessário arriscar vidas para deter a ação do inimigo. Tudo é insinuado de maneira muito sutil, sendo perceptível somente para os mais atentos.

A animação busca passar mensagens positivas, como solidariedade, e, por poucas vezes, arrisca uma tirada mais ousada para entreter os adultos das platéias. Space Chimps pode não ter personagens tão carismáticas quanto as de Shrek, mas, com certeza, tem um enredo muito inteligente, chegando a ser ácido.

TAGS
Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*