Home Rússia 2018 Podcast da Copa #2: Tem lugar para a mulher no futebol, no jornalismo e na torcida
Podcast da Copa #2: Tem lugar para a mulher no futebol, no jornalismo e na torcida
ARQUIBANCADA
22 jun 2018 | Por Jornalismo Júnior

Por Bruna Arimathea, Fernanda Teles, Karina Merli e Mariah Lollato – Edição: André Netto e Matheus Souza 

Seleção Brasileira de futebol feminino na Copa América. (Imagem: Reprodução)

A mulher ocupa o lugar que ela quiser, sim! Com Copa do Mundo rolando, também é possível falar sobre a modalidade feminina que, muitas vezes esquecida, se torna secundária quando se pensa em futebol. A Seleção Brasileira de futebol feminino conta com a melhor jogadora de todos os tempos, mas nem isso parece ser suficiente para chamar a atenção para os torneios. Nessa onda, os campeonatos realizados no Brasil – como o Brasileirão feminino – contam cada vez menos com recursos e visibilidade, ajudando a modalidade a não ter o reconhecimento merecido.

O futebol se caracteriza também como um lugar pouco acolhedor para as jornalistas. O ambiente se torna muitas vezes palco de hostilidades ou sexualização da figura feminina. Entretanto, um movimento dentro do jornalismo brasileiro pode estar abrindo portas para mudar o cenário nesse sentido.

Na segunda edição do Podcast da Copa, a relação das mulheres com o futebol desde a infância, a influência da sociedade e os mais diversos exemplos da presença feminina no futebol são abordados e instigam o questionamento de como a questão tem sido tratada e quais os caminhos serão tomados daqui para frente.

Arquibancada
O Arquibancada é a editoria de esportes da Jornalismo Júnior desde 2015, quando foi criado. Desde então, muito esporte e curiosidades rolam soltos pelo site, sempre duas vezes na semana. Aqui, o melhor de todas as modalidades, de todos os pontos de vista.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*