Home Lançamentos Primeiras impressões
Primeiras impressões
CINÉFILOS
07 dez 2008 | Por Jornalismo Júnior

Bruna Buzzo

Sabe aqueles filmes que começam e parece que não vão chegar a lugar deceptionnenhum? A Lista: você esta livre hoje? (Deception) é mais ou menos deste jeito. A princípio, nos perguntamos onde o agitado começo levará, depois, a história vai tomando rumos inesperados e se conduz por um caminho completamente diferente do que se poderia imaginar.

O título escolhido aqui no Brasil foi bastante infeliz. Claro que chamar um filme de Enganação ou Trapaça não seria uma boa, mas a versão brasileira nos faz pensar que não há nada por trás da “lista” em questão e isso é o maior engano que qualquer espectador poderia cometer. Não vou revelar os mistérios por trás do filme, como fizeram algumas sinopses que logo de cara revelam o que já é quase o final deste longa.

Contarei para vocês o básico: o jovem contador Jonathan McQuarry (Ewan McGregor) conhece Wyatt Bose (Hugh Jackman), um simpático (rico e estiloso) advogado de quem se torna muito amigo. Como a primeira impressão é a que fica, Jonathan acredita no personagem Wyatt e confiará nele por boa parte do filme. A lista é uma espécie de clube de sexo anônimo, intimidade sem envolvimento, exposição ou preocupações.

deception2Wyatt introduz Jonathan na lista através de seu celular (eles trocam seus celulares acidentalmente momentos antes do “advogado” viajar para longe por uns tempos) e ai a vida sexual do jovem que antes contava em uma mãe suas relações se torna bem mais movimentada. A história gira neste eixo até que Jonathan se apaixona por uma das moças que conhece na lista e deseja se envolver com ela (S., o amor misterioso e não nomeado, interpretada por Michelle Williams).

Como sempre acontece, a culpa de muitos problemas que virão é o amor, sempre ele. No entanto, este não é um filme brilhante. O bom elenco tem atuações interessantes e a fotografia tem alguns momentos inspirados, como a beleza das casinhas de Chinatown. Mas a história deixa a desejar. Vale pela maestria de Ewan McGregor em seu divertido e inteligente personagem, um nerd que você gostaria de encontrar por aí.

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*