Home Quem você chama em caso de fantasmas?
Quem você chama em caso de fantasmas?
CINÉFILOS
13 nov 2013 | Por Jornalismo Júnior

por Ana Luisa Abdalla e Victória Pimentel
anita.abdalla.usp@gmail.comvic.pimentel.oliveira@gmail.com

Após serem demitidos de seus cargos como professores universitários de parapsicologia da Universidade Columbia de Nova Iorque, Peter (Bill Murray), Raymond (Dan Aykroyd) e Egon (Harold Ramis) decidem começar um novo negócio: o de caçar fantasmas.

É assim que se inicia uma das comédias de maior sucesso da década de 80, Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters, 1984). Escrito pelos também atores do longa Dan Aykroyd e Harold Ramis, tornou-se o segundo filme com maior arrecadação do ano de seu lançamento, perdendo apenas para Um tira da pesada (Beverly Hills Cop, 1984).

No início do negócio, os Caça Fantasmas sofrem com a falta de clientes e de dinheiro. Até que recebem o chamado de Dana Barrett (Sigourney Weaver), que se assusta com aparições estranhas em seu apartamento. Peter, encantado mais pela beleza da jovem do que pelas suspeitas paranormais, vai até o apartamento da moça sem encontrar qualquer vestígio da aparição descrita. Com o tempo, clientes e mais clientes começam a aparecer e os caça fantasmas vão se tornando cada vez mais experientes e populares na cidade de Nova Iorque.

Da esquerda para direita: Peter, Egon, Raymond.

 Logo nas primeiras cenas o filme apresenta cenas bizarras, como a aparição de um espectro, que grita o nome Zull, dentro da geladeira que Dana. Mas essa não é a única assombração estranha: cada vez mais os caça-fantasmas vão recebendo ligações e pedidos de ajuda, passando dias sem dormir e até contratando um quarto membro para a equipe, Winston (Ernie Hudson). O crescimento tão grande de fenômenos paranormais, começa a chamar atenção não somente deles, mas também de toda a mídia e leva até mesmo um inspetor da Agência de Proteção Ambiental dos EUA a visitar a casa onde trabalham,  porém Peter se nega a responder as perguntas do inspetor.

Peter, Ray e Egon voltam então a investigar sobre a origem do nome Zull e descobrem que este é um semideus mitológico, guardião de um ser extremamente poderoso chamado Gozer, que possui em sua história uma ameaça a existência da raça humana. E é nesse ponto da história onde os fenômenos paranormais atingem seu ápice. Com a transformação de estátuas em seres reais, com a possessão de Dana e um vizinho seu, que até então aparecia na trama como um personagem deslocado e estranho. Quando esses dois personagens se encontram com Peter e Egon, respectivamente, é que o suspense aumenta ainda mais. Ambos parecem ser a chave para o ressurgimento de Gozer, mas os caça-fantasmas não conseguem ligar todos os pontos e entender o que está acontecendo.

Uma das cenas bizarras do filme: Dana possuída por Zull

Além desse cenário, por si preocupante, outra coisa ocupa a mente de um dos caça fantasmas. Desde o primeiro encontro, Peter se apaixonou por Dana, desenvolvendo um romance entre os dois. É por isso que a possessão de Dana por Zull preocupa tanto Peter. E quando o mesmo corre ao encontro dos outros membros da equipe em busca de respostas, uma explosão no escritório dos Caça Fantasmas provoca a libertação de todos os fantasmas capturados e se torna a peça final para o que parece o fim da cidade de Nova York.

Apesar do clima de suspense que a trama possui, o que se destaca na verdade são as cenas de comédia em meio a tudo isso, onde criaturas que eram pra ser assustadoras, acabam sendo representadas de forma a serem tudo, menos aterrorizantes. O exemplo disso é quando Gozer, a maior  assombração de todo o longa, se transforma em nada mais nada menos do que em um boneco gigante de marshmallow, que sai pisoteando toda a cidade.

Sr. Stay Puft – o monstro de marshmallow

 O enorme sucesso que o filme obteve em todo mundo motivou a produção de uma continuação, lançada cinco anos após o primeiro, em 1989. Tendo Dan Aykroyd e Harold Ramis novamente como roteiristas, o novo longa conta com os mesmos atores do primeiro e também com um cenário bastante semelhante ao anterior. Tendo sido bem recebido pelos fãs, teve uma arrecadação novamente impressionante – a maior até então.

Com um enredo sem grandes surpresas, a sequência segue a mesma linha do primeiro filme. Cinco anos depois, os Caça Fantasmas já não fazem mais tanto sucesso e estão falidos. É ai que novas ameaças fantasmagóricas voltam a tomar conta da cidade de Nova Iorque. Dana também está de volta, agora com Oscar, seu filho. Quando uma gosma cor-de-rosa começa a assombrar as pessoas e coisas estranhas começam a acontecer, Dana teme por seu bebê e procura por Egon, Ray e Peter. E os Caça Fantasmas voltam à ativa, agora para desvendar o mistério que envolve essa geléia desconhecida e um quadro de um antigo príncipe nórdico, Vigo.
Anos antes, porém, da sequência cinematográfica ser lançada, o sucesso absoluto dos Caça-fantamas ganhou uma série em desenho animado. Em 1986 foi lançado Os Caça-Fantasmas (The Real Ghostbusters), que contava com os personagens do filme original e com uma novidade: um fastaminha verde chamado Geléia como mascote da equipe. Esse novo membro fez tanto sucesso que gerou até mesmo a alteração do nome da série para “Geléia e os Caça-fantasmas” (Slimer! And The Real Ghostbusters). E em 1997, o desenho ganhou uma sequência: Os Novos Caça-Fantasmas (Extreme Ghostbusters). Desta vez, um grupo de jovens universitários liderados por Egon se tornavam os caça fantasmas. Enquanto a primeira série de desenhos contou com 7 temporadas e um total de 147 episódios, a sequência teve apenas 1 temporada com 40 episódios.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=Pkejzbrb4-I">http://www.youtube.com/watch?v=Pkejzbrb4-I</a>

Mas os Ghostbusters não pararam por aí. Em 2014, vinte e cinco anos depois do último filme, uma nova sequência será gravada: Os Caça Fantasmas 3. Além de dar vida ao doutor Raymond Stantz, Dan Aykroyd, mais uma vez, está participando da idealização do projeto.  No entanto, o filme não contará com todo o elenco original. Bill Murray, por exemplo, negou enfaticamente participar da nova continuação. Segundo o tabloide norte-americano “The National Enquirer”, o ator chegou a rasgar o roteiro do filme e enviou de volta aos roteiristas com uma nota: “Ninguém quer pagar para ver gordos velhos caçando fantasmas”. Sem a participação de Bill Murray, há duvidas sobre como será feita a terceira parte do longa.

Após tanto sucesso, desenhos e sequências, Os Caça Fantasmas marcaram uma época. E depois de tudo isso, se os fantasmas aparecerem, você já sabe quem chamar: Ghostbusters!

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=oL8hvlYOrik">http://www.youtube.com/watch?v=oL8hvlYOrik</a>

 

TAGS
Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*