Você sabe o que é Zumba? – Conheça mais sobre o ritmo da moda!

31 de maio de 2013  |  por Sala 33   |    4 comentários
Você sabe o que é Zumba? – Conheça mais sobre o ritmo da moda!

Zumba está na moda. Se você não conhece ou nunca ouviu falar, é melhor começar a pesquisar. A zumba é um exercício aeróbico que mistura elementos de diferentes ritmos, como salsa, samba, reggaetón e até mesmo hip-hop, tornando-se uma dança divertida, mas que queima muitas calorias!

Criada pelo colombiano Beto Perez, que já coreografou músicas para a musa de seu país natal, Shakira, a modalidade surgiu por acidente. Durante a década de 90, ao esquecer a fita com as músicas que usava para dar aulas de aeróbica, Beto acabou improvisando com as fitas que tinha em sua mochila, que eram de salsa e merengue, dando origem à Zumba.

Quando, em 2001, o colombiano se mudou para os Estados Unidos, ele levou seu estilo de ginástica e junto com dois empresários, também da Colômbia e também chamados Alberto, criou a empresa Zumba Fitness, com a ideia de levar a modalidade para as grandes massas. A partir disso, surgiram os DVDs de tanto sucesso, resultando em uma demanda por instrutores de zumba, fazendo com que o negócio alavancasse.

DSC03462 - Cópia

Hoje, a modalidade tem várias ramificações – de Zumba Fitness à Aqua Zumba – e possui até mesmo jogos de videogame, para Wii, Xbox e PS3. A Zumba é também cada vez mais frequente nas academias e estúdios de dança no Brasil e no mundo.

Marília Cervi é professora de dança de salão e Zumba da Applauso Ritmos e conta que a modalidade começou pequena no Brasil, mas teve um crescimento visível. “No começo foi muito difícil, as pessoas não sabiam o que era, poucas queriam tentar. Por um ano, eu tive poucos alunos, a aula não dava muito ibope. Mas hoje a procura é muito grande, a gente recebe muitas ligações de pessoas interessadas, é um sucesso”.

Os benefícios da dança são inúmeros e vão muito além do corpo. “Além de todo o benefício do exercício físico, do emagrecimento, do trabalho cardiorrespiratório, a Zumba trabalha a coordenação motora e também a parte social, com dinâmicas em grupo e as alunas acabam se tornando amigas”, afirma a instrutora.

A Zumba é uma atividade para todas as idades e todos os gostos, “Apesar do foco ser a música latina, a gente toca de tudo, até mesmo Gangnam Style”, diz Marília, que completa afirmando que o elemento característico da aula é a descontração: esquecer dos problemas e dar risadas. “A Zumba é pra qualquer um, você vai no seu limite. Não tem regra, o ideal não é o movimento perfeito, e sim se divertir”.

por Marina Davis
marinadavis1810@gmail.com

Comentários (4)