Home Lançamentos Tal pai, tal filho: uma história capixaba
Tal pai, tal filho: uma história capixaba
CINÉFILOS
20 nov 2009 | Por Jornalismo Júnior

O documentário dinamarquês de NannaFrank Moller, exibido na mostra MixBrasil (festival de cinema da diversidade sexual que vai até esse domingo), mostra a vida de um menino afeminado de quinze anos e a as relação com o pai.

Haicon, que vive na Dinamarca com a mãe (casada com um dinamarquês), está prestes a fazer quinze anos e decide revisitar o pai no Brasil. A partir do encontro dos dois, o filme se concentra nessa conturbada e rica relação. Além do estranhamento normal de quem não se vê há alguns anos, a relação é abalada pela reprovação de Marchello, pai de Haicon, em relação ao modo de se vestir do filho. Talvez o clímax do filme, a cena em que pai e filho discutem, mostra uma temática recorrente no mundo gay: a questão da exposição da própria sexualidade e a reação social a isso.

O filho diz não se importar como as pessoas reagem à sua forma de vestir, e pode estar certo ao tentar usar de sua liberdade, mas o pai, apesar de não censurar essa liberdade, o alerta para as conseqüências desse ato, como alguém com mais experiência e que sabe dos limites sociais e tácitos da liberdade individual. A discussão fica ainda mais rica ao longo do filme, e talvez o próprio título seja uma chave para entendê-la com mais profundidade logo de início.

Confira a programação da mostra: www.mixbrasil.org.br

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*