Home Lançamentos Tentação
Tentação
CINÉFILOS
19 dez 2008 | Por Jornalismo Júnior

Ricky Hiraoka

Crepúsculo (Twilight) não é um romance, não é um drama e, apesar de falarstewtwi sobre vampiros, não é exatamente um filme de terror. É uma mistura de tudo isso com gosto de sessão da tarde. Pegue os conflitos típicos dos adolescentes de One Tree Hill acrescente os vampiros de Buffy mais o tom soturno de Supernatural. Pronto. Temos Crepúsculo, baseado no romance homônimo da escritora mórmom Stephenie Meyer.

O filme é centrado na jovem Bella (Kristen Stewart, a filha de Jodie Foster em O Quarto do Pânico), que se muda do Arizona para a minúscula e chuvosa Forks, onde passa a viver com o pai. Na nova cidade, Bella se sente imediatamente atraída pelo intrigante Edward Cullen (Robert Pattison de Harry Potter). Edward faz parte de uma misteriosa família da cidade que quase não se relaciona com outros habitantes de Forks. O convívio entre Bella e Edward é marcado pela tensão sexual e pelo desejo reprimido. Quando mais próximos ficam, mais difícil fica para controlar a crescente atração e melhor fica o jogo de sedução.

twilight2

A química entre os protagonistas é o ponto alto do filme e favorece a adesão do espectador em relação ao enredo, que, embora esteja longe de ser bom, tem lá seu charme. Kristen e Pattison são bonitos e conseguem segurar bem seus respectivos personagens. Missão que, convenhamos, não é das mais complicadas.

twilightposterDo meio para o fim, o clima de romance impossível entre Bella e Edward sai de cena e o filme se transforma num suspensezinho sem vergonha digno dos piores telefilmes. A diretora Catherine Hardwicke (Aos Treze), especializada em filmes sobre adolescentes, errou a mão ao deixar de lado os conflitos e os anseios típicos da idade e ceder ao apelo sobrenatural. A trama se torna excessivamente maniqueísta e perde o encanto que possuía no início. Se no começo havia uma história, ainda que morna, sobre dilemas adolescentes, no fim, há uma luta do bem contra o mal que não deixa nada a dever a filmes de terror trash.

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*