Home Controle Remoto The Newsroom – O seriado que quer ensinar a fazer notícia
The Newsroom – O seriado que quer ensinar a fazer notícia
Controle Remoto
10 jul 2013 | Por Jornalismo Júnior

Apesar de pouco conhecida no Brasil, The Newsroom (2012), seriado americano produzido pela HBO, já tem fãs brasileiros. A estreia da segunda temporada da série nos Estados Unidos está prevista para o dia 14 de julho. Para a exibição no Brasil, a data é o dia 15 do mesmo mês.

O episódio piloto, que estreou nos Estados Unidos em junho de 2012, foi assistido por mais de dois milhões de telespectadores, o que tornou a estreia uma das mais assistidas da HBO desde 2008, junto com Game of Thrones e True Blood. No Brasil,foi lançado em agosto do mesmo ano.

newsroom

Clique na imagem e veja o teaser de lançamento da segunda temporada de The Newsroom, que estreia dia 14 de julho nos Estados Unidos e dia 15 do mesmo mês aqui.

Criada, dirigida e com roteiros de Aaron Sorkin, a série americana conta o dia-a-dia da redação do telejornal da rede de televisão fictícia Atlantis Cable News (ACN). O programa News Night se propõe a ser diferente dos demais noticiários porque apresenta a informação ao telespectador com o compromisso exclusivo com a verdade, sem atender aos interesses de grandes empresas e do poder público, e de maneira crítica. Por essa razão, os jornalistas enfrentam pressão de todos os lados e é isso o que prende tanto a atenção do público. Há também alguns envolvimentos afetivos entre os personagens, mas isso tem um lugar secundário no enredo.

Os episódios são intensos, com quase uma hora de duração sem intervalos. Por conta da tensão que a incerteza sobre o sucesso do telejornal produzido ao longo daquele episódio gera, The Newsroom prende a atenção do espectador. Cada diálogo tem papel fundamental na compreensão do capítulo e, assim, quem está assistindo não pode piscar para não perder informações.

Da direita para a esquerda: Dev Patel, Olivia Munn, Thomas Sadoski, John Gallagher Jr, Jeff Daniels, Emily Mortimer e Alison Pill. A frente, Sam Waterson. Divulgação

Com o elenco da primeira temporada composto por Jeff Daniels, Emily Mortimer, John Gallagher Jr, Alison Pill, Thomas Sadoski, Dev Patel – sim, o jovem ator que fez sucesso no filme vencedor do Oscar “Quem quer ser um milionário?” (Slumdog millionaire, 2008) -, Olivia Munn e Sam Waterson, a segunda promete trazer novos atores, como Rosemarie DeWitt e Patton Oswalt. Além disso, muitos dos roteiristas da série serão substituídos.

Juntos eles resistem sozinhos. Foto: Divulgação.

Em um vídeo em que explica em termos gerais como será a segunda temporada, o criador Aaron Sorkin diz que sua dinâmica acontecerá de forma um pouco diferente de como era antes. Ao invés de pequenas histórias que têm início e fim no mesmo episódio, desta vez, haverá um enredo que percorrerá vários capítulos. Eventos como as eleições presidenciais norte americanas de 2012 e o movimento “Occupy Wall Street” marcarão presença na nova fase do seriado. Sorkin diz, ainda, que qualquer um que comece a acompanhar The Newsroom a partir da segunda temporada não terá dificuldade para entender o que se passa.

newsroomvideo

Clique na imagem e veja o que o criador e diretor falam sobre a segunda temporada da série (áudio em inglês).

Além de ser uma série que entretém o telespectador com o enredo, The Newsroom tem o importante papel de alertar as pessoas a respeito da qualidade do jornalismo, não só nos Estados Unidos, como também no Brasil. O modelo diferente de telejornal proposto no seriado mostra como o jornalismo existente nos dias de hoje está atrelado a interesses diferentes dos da população.

Por Victoria Salemi
vicbsalemi@gmail.com

 

 

 

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
COMENTÁRIOS
ludoms
Eu não posso esperar para ver a Thomas Sadoski redação na 3ª temporada, as duas primeiras temporadas foram muito boas.
20 nov 2014
 
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*