Home Lançamentos Um Dia de Chuva em Nova York é uma comédia leve e charmosa
Um Dia de Chuva em Nova York é uma comédia leve e charmosa
CINÉFILOS
21 nov 2019 | Por Luana Franzão (luanafranzao@usp.br) 

Um casal de jovens universitários decide passar um final de semana romântico na clássica Manhattan. Parece uma premissa comum em filmes de comédia romântica, se não fosse o humor inteligente e tradicional do diretor Woody Allen. Um Dia de Chuva em Nova York (A Rainy Day In New York, 2019) é diferente de suas produções anteriores, trazendo atores e personagens jovens e uma história leve e tranquila.

O casal protagonista é composto por Ashleigh Enright (Elle Fanning), uma menina tímida e encantadora vinda do Sul dos Estados Unidos para estudar em Yardley, universidade de artes próxima de Nova York, e Gatsby Welles (Timothée Chalamet), jovem de família da elite nova iorquina que não se identifica com os modos do meio em que foi criado. A garota, se graduando em jornalismo, consegue uma entrevista com um diretor de cinema que admira muito e, para realizá-la, terá de passar um dia na ilha de Manhattan. Seu namorado, um completo apaixonado pela cidade, cria um roteiro para dias perfeitos em casal para os dois. Entretanto, as coisas não seguem exatamente de acordo com seus planos.

Timothée Chalamet como Gatsby Welles, tentando manter seu roteiro perfeito mesmo com a chuva na cidade [Imagem: Divulgação]

A escolha de atores jovens para o elenco é de longe um dos fatores mais positivos do longa. No personagem de Gatsby, Chalamet consegue englobar o adolescente amargurado de classe alta, enjoado de todos os padrões, que diz ter nascido na década errada pois só gosta do que é antigo. Sua personalidade pretensiosa e suas atitudes ressentidas divertem por si próprias, devido aos contextos irônicos em que o roteiro coloca o pobre garoto. 

Quase em oposição, há Ashleigh, a musa solar do garoto. Elle Fanning encara muito bem a personagem de menina ingênua do interior, descobrindo a cidade grande e as possibilidades que ela traz. Desde deslumbrar-se com um diretor de cinema aparentemente misterioso, até conhecer a nata artística de Nova York. A diversão e surpresa da menina é um elemento agradável na história.

Outra atriz que ganha bastante destaque na trama é Selena Gomez, que está no papel de Shannon. Ela interpreta a irmã mais nova de uma das garotas mais populares da elite jovem nova iorquina e, no entanto, é praticamente o oposto da mesma. Irônica e divertida, ela coloca Gatsby em diversos apuros, ajudando a trazer ainda mais humor à personalidade soturna do garoto.

Gatsby e Ashleigh passeando pelo Central Park [Imagem:Divulgação]

A trama diverte com um humor carregado de sarcasmo e simultaneamente de doçura. Ao mesmo tempo que o roteiro ironiza todos os seus personagens, existe uma aura charmosa durante todo o longa, trazidos pelos cenários clássicos da antiga  Nova York, com suas charretes, discos de vinil, pianos tocando jazz e art deco. Woody Allen traz uma atmosfera deliciosa, com músicas que embalam os romances entre as personagens, e uma câmera muito íntima, sempre acompanhando cada personagem individualmente, colocando-os sozinhos no enquadramento e acompanhando seu olhar.

Um Dia Chuvoso em Nova York não é o melhor ou mais memorável filme de Allen, mas certamente carrega todas as marcas do diretor. Desde a personalidade das personagens até o manejo da câmera e o humor irônico, é possível reconhecer as marcas estilísticas do mesmo. O longa diverte e acalenta, sendo uma ótima opção para os apaixonados que não amam um clichê.

O filme estreia dia 21 de outubro nos cinemas brasileiros e você pode conferir o trailer aqui:

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*