Home Um outro olhar
Um outro olhar
CINÉFILOS
25 mar 2009 | Por Jornalismo Júnior

Bruna Buzzo

O documentário Perturbados (Mental), de Kazuhiro Soda, em exibição no Festival É Tudo Verdade de São Paulo, aborda a questão da deficiência mental através de um olhar oriental: o diretor, com a calma peculiar aos japoneses, cria um filme em que vários pacientes da clínica japonesa Chorale Okayama ganham voz e nos contam suas histórias. A clínica trata pacientes de esquizofrenia, distúrbio polar, síndrome do pânico e de outras doenças mentais.

As histórias contadas por estas pessoas sofridas renderam ao filme o prêmio de melhor documentário no festival de Dubai em 2008. O longa é composto por tristes sagas, como a da mulher que perdeu a família e chegou a matar um filho bebê devido a seus distúrbios: a moça ouvia vozes que a incentivavam a cometer atos como este ou abandonar sua casa, fato este que se vê no filme.

A relação destas pessoas com os que as cercam mais intimamente, a clínica, os médicos e a própria sociedade são o tema deste filme que cria tristes personagens. Filmadas de maneira simples, o que vemos são vidas reais que parecem saídas de um conto ou filme de ficção.

O problema deste filme é que seus 135 min parecem um pouco exagerados: é muito tempo para os poucos personagens. Cada personagem fala várias vezes e por muito tempo, tornando-se cansativo em alguns momentos. Mais ágil que filmes de ficção japoneses, este documentário tem a grande vantagem de nos mostrar um outro olhar sobre o tratamento de doenças mentais e a vida destas pessoas, perseguidas e perturbadas por disturbios que jamais poderão controlar.

TAGS
Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*