Home Controle Remoto Uma década sem friends
Uma década sem friends
Controle Remoto
28 maio 2014 | Por Jornalismo Júnior

Dez anos atrás, depois de 236 episódios, chegou ao fim uma das mais bem sucedidas séries da televisão americana: Friends. A sitcom, criada por David Crane e Marta Kauffman e nomeada a mais de 152 prêmios, durou dez anos, tendo sido exibida pela rede NBC de televisão entre 1994 e 2004.

Friends foi e ainda é uma série extremamente popular e conhecida: seu último episódio teve mais de 52 milhões de espectadores nos Estados Unidos e até hoje é exibida em oito horários diferentes de segunda a segunda no Brasil pelo canal Warner Chanel. Você provavelmente já viu ou ouviu falar da história dos seis melhores amigos – Ross, Rachel, Joey, Phoebe, Monica e Chandler– que moram em Manhattan e se envolvem em situações engraçadas e um tanto quanto constrangedoras.

No entanto, vale a pena ler algumas curiosidades pouco conhecidas sobre a série e saber como estão hoje os atores que deram vida aos icônicos personagens dessa tão querida sitcom, seja para conhece-la um pouco melhor ou para relembra-la e deixar a nostalgia tomar conta.

gif friends

Clássica cena da abertura da série. Gif: Reprodução

Curiosidades

Antes de se chamar Friends, nomes como “Insomnia Cafe”, “Six Of One”, “Across the Hall” e “Friends Like Us” foram cogitados. De fato, o primeiro episódio da série tinha esse último título na abertura, que contava com a música “Shiny Happy People” da banda REM. Mais tarde, decidiu-se pelo nome Friends e a famosa canção de abertura que tocada pelo resto das dez temporadas- “I’ll Be There For You” do The Rembrandts- foi gravada especialmente para a série.

A criadora do show, Marta Kauffman, revelou que várias das situações vividas pelos amigos no programa foram baseadas em acontecimentos reais da vida dos produtores de Friends. Segundo Kauffman, o trabalho de parto de mais de vinte horas de Rachel (Jennifer Aniston) e o episódio em que Monica (Courtney Cox) dorme com um homem depois dele dizer que está há tempos sem fazer sexo – para depois descobrir que ele conta isso a todas as mulheres- foram baseadas em sua vida.

O ator James Tyler interpretou Gunther, o gerente da cafeteria Central Perk, onde os seis amigos sempre se reuniam. Inicialmente, ele deveria ser apenas um figurante, mas por ser o único que sabia operar a máquina de café, acabou ganhando um papel de maior destaque e características próprias, como sua grande paixão por Rachel.

A personagem de Phoebe Buffay foi intepretada pela atriz Lisa Kudrow, mas inicialmente o papel foi oferecido a apresentadora e comediante Ellen DeGeneres, que o recusou.

foto friends 3

Suas histórias deixaram saudades. Foto: Reprodução

Depois do fim

O motivo exato do término de Friends é desconhecido.Os roteiristas alegaram que, durante os dez anos de show, os personagens cresceram tanto que não havia mais como desenvolve-los. Contudo, existem rumores de que os salários dos atores- que chegaram a um milhão de dólares por episódio na última temporada- levaram a NBC e a produtora Warner Bros a cancelarem o show.

Chegado o fim de uma era, os atores seguiram caminhos diferentes:

Courtney Cox atualmente protagoniza Cougar Town, que está em sua quinta temporada. A série conta a história de Jules, uma mãe divorciada que cria seu filho numa pequena cidade da Flórida, lar de outros divorciados que estão sempre a procura de pares mais novos.

Matthew Perry, que vivia Chandler Bing, iniciou alguns projetos que não foram bem sucedidos. Seu último programa foi Go On, série sobre Ryan King, um locutor esportivo que tenta superar a perda de sua mulher. A série foi cancelada logo após o final da primeira temporada.

Após a fracassada tentativa de continuar vivendo Joey Tribbiani na série “Joey”-cancelada após a segunda temporada- Matt LeBlanc foi chamado para participar de Episodes, um programa sobre um casal de roteiristas de comédias britânicos, que vão para Hollywood tentar refazer sua série de sucesso, com resultados inusitados.

Lisa Kudrow, que deu vida a Phoebe, atualmente protagoniza a série escrita por ela, chamada Web Therapy. O programa gira em torno de uma terapeuta que desenvolve um novo método de consulta: as sessões duram três minutos e são feitas online.

David Schwimmer interpretou Ross Geller e voltará a televisão na série Irreversible, a qual produzirá e estrelará. Fará parte de um casal extravagante, porém seu par ainda não foi escolhido. Em um de seus projetos anteriores, Schwimmer dublou a girafa Melman nos filmes da trilogia Madagascar.

Por fim, Jennifer Aniston, a eterna Rachel Green, decidiu seguir carreira no cinema e protagonizou inúmeros filmes, em sua maioria comédias românticas como Quero Ficar com Polly e Marley e Eu.

foto friends

Os 6 amigos no episódio final da série. Foto: reprodução

A Reunião

Desde o término de Friends surgem boatos de que um episódio especial que reunisse mais uma vez o sexteto de amigos seria gravado. Entre os rumores, havia o de que todos os atores do elenco original tinham aceitado fazer o especial, exceto a atriz Jennifer Aniston. O mais recente e forte dos boatos ocorreu esse ano: um novo episodio intitulado “The One With The Reunion” (Aquele com a reunião) iria ao ar em comemoração aos 20 anos do lançamento do show. No entanto, a NBC desmentiu os rumores e a criadora e produtora da série, Kauffman, declarou que uma reunião jamais será possível; uma notícia triste para todos aqueles fãs que gostariam de acompanhar uma vez mais situações divertidas e inéditas dos Friends.

foto friends 2

O episódio que muitos fãs aguardam, mas que até hoje não se tornou realidade. Foto: Reprodução

Por Isabela Augusto
isabelacaugusto@gmail.com

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
COMENTÁRIOS
Letícia
Muito interessante e completa a matéria, porém, gostaria de informar-lhes uma pequena coisa: Friends acabou pois Courteney Cox estava grávida (dá pra notar nos últimos episódios que as roupas dela estão mais largas e que ela estava mais "cheinha"), como sua personagem, Monica, não podia ter filhos, a série teve de acabar. (:
26 jun 2014
 
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*