Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fora de Série: esqueça todos os filmes sobre garotas que você já viu

Fora de Série (Booksmart, 2019) pode até parecer mais uma comédia teen similar a outras produzidas por Hollywood recentemente, mas surpreende e entrega muito mais risadas e reflexões do que outras produções do gênero. Uma mistura de Superbad – É Hoje (Superbad, 2007) com A Mentira (Easy A, 2010), o longa marca a estreia de …

Fora de Série: esqueça todos os filmes sobre garotas que você já viu Leia mais »

Fora de Série (Booksmart, 2019) pode até parecer mais uma comédia teen similar a outras produzidas por Hollywood recentemente, mas surpreende e entrega muito mais risadas e reflexões do que outras produções do gênero. Uma mistura de Superbad – É Hoje (Superbad, 2007) com A Mentira (Easy A, 2010), o longa marca a estreia de Olivia Wilde na direção de um roteiro atualíssimo, com trilha sonora impecável e atuações tão descoladas quanto a estética dos jovens no filme.

Olivia Wilde (à esquerda)  é conhecida por seus papéis nas séries House e The OC e estreia na direção em Fora de Série. [Foto: Francois Duhamel]

Molly (Beanie Feldstein) é, e sempre foi, uma nerd com futuro promissor pela frente, como a própria garota faz questão de lembrar a todos o tempo inteiro. Numa clara (e bem sucedida) tentativa de ironizar e criticar os estereótipos unidimensionais sob os quais Hollywood sempre baseou personagens como a da protagonista, as roteiristas (Emily Halpern, Susanna Fogel, Katie Silberman e a comediante Sarah Haskins) iniciam o filme com uma premissa inusitada: Molly descobre no derradeiro último dia de aula que todos os colegas festeiros que sempre desprezou foram aceitos em universidades tão boas quanto as que ela vai. E agora? Com a melhor amiga Amy (Kaitlyn Denver) à tiracolo, a estudante embarca numa aventura para mostrar para todos  — e para seu próprio senso de valor estremecido — que se festeiros podem ter sucesso acadêmico, nerds também podem farrear.

A amizade de Molly (Beanie Feldstein) e Amy (Kaitlyn Denver) é celebrada e desafiada no longa [Foto: Reprodução]

Em uma só noite, as amigas invadem festas dos mais variados grupos sociais de seu colégio, numa aventura que envolve de muito perrengue a uma endinheirada comemoração num iate, além de drogas, romance, serial killers, prisões, o questionamento de sua própria amizade e sequências hilárias como a que Amy e Molly pensam ter sido transformadas em bonecas.

Fora de Série é o tipo de produção que merece ser assistido no cinema ou com fones de ouvido potentes. A trilha sonora marcante do produtor de hip hop Dan The Automator — combinada com cortes precisos na edição — leva a experiência do filme a outro nível de diversão. A playlist do filme já está disponível em players como Spotify. Entre uma música e outra, é possível ouvir as notas de produção da diretora sobre o papel da música no filme e na composição dos personagens.

Na sequência em que aparecem como bonecas, as protagonistas questionam o padrão de beleza representado e arrancam risos da audiência [Foto: Reprodução]

Feminismo, diversidade racial e sexualidade são abordados com naturalidade e bom humor, sem panfletagem ou instrumentalização meramente comercial de lutas identitárias — reflexo da seriedade com que os idealizadores consideraram esses temas também fora das câmeras. O longa recebeu o selo de Filme Com Equilíbrio de Gênero (Gender-Balanced Film), uma certificação oferecida por uma coalizão da indústria hollywoodiana formada por associações de mulheres e o Instituto Sundance, entre outros, em prol da igualdade de gênero. Para receber o selo, o filme deve cumprir uma série de requisitos, como a presença de mulheres em cargos-chave como direção e roteiro. Fora de Série foi um dos 22 filmes a ganharem o selo entre 2018 e 2019, entre uma centena de concorrentes à certificação.

O longa estreia no dia 13 de junho nos cinemas brasileiros. Veja o trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *