Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Austrália e Nova Zelândia 2023 | Seleção francesa não sai do zero e empata com a Jamaica na abertura do grupo do Brasil

Solidez defensiva das jamaicanas surpreendeu as francesas, que não conseguiram marcar; com o resultado, qualquer vitória contra o Panamá na estreia coloca o Brasil em primeiro lugar do grupo

Atual quinta colocada no ranking da Fifa e vista como uma das favoritas, ou ao menos como candidata ao título da Copa do Mundo, a França não teve vida fácil em sua estreia na competição. Contrariando as expectativas, a seleção da Jamaica soube segurar as adversárias para manter o 0 a 0 e conquistar seu primeiro ponto na história das copas. 

A bola rolou em território australiano, no Sydney Football Stadium, neste domingo, às 7h no horário de Brasília. O confronto inaugurou o grupo F, que também conta com Brasil e Panamá. Resultado pode ser considerado positivo para a seleção brasileira, que se torna primeira colocada no grupo em caso de vitória por qualquer placar contra o Panamá na estreia.

Como as equipes foram escaladas?

Após momento conturbado no período pré-Copa, as favoritas foram escaladas com grandes nomes. Há poucos meses no comando da seleção francesa após boas passagens por Zâmbia, Costa do Marfim e Arábia Saudita no futebol masculino, Hervé Renard escalou a equipe em um 4-3-3, com as melhores jogadoras à disposição.

Escalação da seleção francesa [Imagem: Reprodução/Youtube/CazéTV]

A capitã Wendie Renard, que voltou atrás na decisão de se aposentar da seleção, é a grande liderança da equipe. Além da zagueira, são destaques do time a goleira Pauline Peyraud-Magnin, da Juventus, a meio-campista Grace Geyoro, do Paris Saint-Germain, e a atacante Le Sommer, maior artilheira da história da seleção francesa com 89 gols.

Já a seleção jamaicana, apesar de menos badalada, contou com grandes estrelas internacionais em campo. A goleira Rebecca Spencer e a meio-campista Drew Spence, parceiras de clube no Tottenham, da Inglaterra, são os destaques da seleção junto da artilheira Khadija Shaw, vice-artilheira do Campeonato Inglês, com 20 gols marcados com a camisa do Manchester City.

Escalação da seleção jamaicana – [Imagem: Reprodução/Youtube/CazéTV]

O jogo

Logo no início, a seleção jamaicana deu seu cartão de visitas na Austrália com um belo sistema de marcação, pressionando a saída de bola e dificultando a troca de passes das francesas. As europeias tentaram acelerar o jogo com as pontas Mateo e Diani, sem muito sucesso. Além da solidez defensiva, a equipe jamaicana buscou contra-ataques e conseguiu ocupar o campo francês, levando algum perigo. 

O primeiro tempo foi disputado e equilibrado, com as melhores chances para ambos os lados surgindo no fim da etapa. Aos 40’ Khadija Shaw mandou uma bomba em cobrança de falta de longa distância, que levou perigo para a goleira Peyraud-Magnin. Do lado francês, já nos acréscimos, aos 49’, um chute de Diani desviou na lateral Swaby e passou raspando a trave direita. Apesar das chances, já se desenhava o 0 a 0.

Na segunda etapa, a marcação jamaicana não foi tão eficaz no meio-campo, concedendo mais espaço para que a França construísse jogadas, principalmente pelas laterais do campo, buscando cruzamentos. Recuada, a Jamaica pouco criou e se dedicou na marcação dentro da grande área, para evitar que as francesas tivessem liberdade para cabecear. 

Mesmo com mais espaço para trabalhar a bola, a França tinha dificuldades para chegar ao gol. A resistência jamaicana estremeceu aos 89’, na melhor chance do jogo. Vicki Becho cruzou na cabeça de Diani e a bola caprichosamente atingiu duas vezes a trave da goleira Rebecca Spencer. 

Já nos acréscimos do segundo tempo, a craque jamaicana Khadija Shaw foi expulsa aos 91’ pelo segundo amarelo em lance polêmico. Com uma jogadora a mais, a França pressionou até o fim, mas não conseguiu alterar o placar. O empate garantiu o primeiro ponto da história da seleção jamaicana em Copas do Mundo. O resultado foi comemorado de maneira emocionante pelas jamaicanas.

Próximas partidas

Futuras adversárias da seleção brasileira, as seleções voltam a campo no sábado, dia 29 de julho. A França encara o Brasil às 7h, enquanto a Jamaica enfrenta o Panamá às 9h30, ambos no horário de Brasília. Se por um lado o resultado pode ser positivo para o Brasil, que assume o primeiro lugar do grupo em caso de vitória na estreia, por outro pode significar a possibilidade de uma partida mais difícil contra a França, que precisará da vitória no segundo jogo.

Enquanto as francesas se complicam, as jamaicanas passam a sonhar com uma inédita vitória no segundo jogo para entrar de uma vez na briga pela vaga na segunda fase da competição. Os jogos decisivos do grupo ficam para o dia 2 de agosto, ambos às 7h.

Imagem de capa: Reprodução/Twitter @fifaworldcup_pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima