Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostra Internacional de SP: O Esgrimista

por Bianca Kirklewskibiancakirklewski@gmail.com Este filme faz parte da 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para conferir a programação completa clique aqui Baseado em fatos reais, O Esgrimista (Miekkailija, 2015) conta a história de Endel Nelis, jovem praticante de esgrima que se vê obrigado a mudar de nome, país e vida ao ser perseguido pela polícia …

Mostra Internacional de SP: O Esgrimista Leia mais »

por Bianca Kirklewski

Este filme faz parte da 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para conferir a programação completa clique aqui

Baseado em fatos reais, O Esgrimista (Miekkailija, 2015) conta a história de Endel Nelis, jovem praticante de esgrima que se vê obrigado a mudar de nome, país e vida ao ser perseguido pela polícia secreta russa, na década de 50.

Estoniano, Nelis decide voltar para sua terra natal, mais especificamente, para a pequena e pacata cidade de Haapsalu. Lá, consegue o emprego de professor de educação física, com a condição de montar um clube de esportes para as crianças. E é através dos olhares e gestos de seus alunos que ele começa a sentir na pele os efeitos da ocupação russa: assustados, perdidos e órfãos, não demora muito para que os jovens o elevem à posição de pai, mesmo com a frieza e distância nórdica na qual eram tratados por ele.

esgrimista1

De início, Nelis evita transparecer seu amor pela esgrima, com objetivo de permanecer o mais distante possível de atitudes passadas, para não levantar qualquer suspeitas. Além disso, tal esporte não era considerado adequado para a população camponesa, que deveria se adequar às imposições soviéticas. Mas como qualquer esportista apaixonado, Endel se rende aos impulsos de segurar sua espada e decide ensinar às curiosas crianças o inusitado esporte.

Eram tempos difíceis e de grande pobreza, e o esgrimista é obrigado a adaptar o desporto a varas com pedaços de papelão. Mas isso não foi o suficiente para desanimar seus aprendizes, que mesmo com certo medo (a cada passo dado pelo professor com sua arma, eles pulavam assustadas para trás), se reuniam em massa a cada treino. Em pouco tempo de treino, os alunos já se destacavam, e ao descobrirem que um campeonato juvenil de esgrima seria realizado em Leningrado, resolvem pedir permissão para Endel para participarem. O esgrimista fica então de frente a um dilema: deveria arriscar sua segurança pisando em solo russo ou desapontar as crianças, que não possuem nada além de esperança?

esgrimista2

Por se tratar de um filme de esporte, O Esgrimista tem andamento já conhecido e tradicional, não apresentando nada de inovador nos seus aspectos técnicos. O longa apresenta a modalidade esportiva de forma poética com uma fotografia clara e com a postura bem trabalhada do ator e comediante estoniano Märt Avandi, no papel do protagonista. As crianças são o destaque principal ao serem responsáveis por dar leveza a uma história que caminha lentamente. Outro ponto positivo são as línguas faladas: além do russo, os personagens comunicam-se também em estoniano, idioma atípico em filmes co-produzidos internacionalmente.

Assista ao trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima